Vivo insatisfeita com meu corpo e buscando procedimentos estéticos. E li um artigo que destacava que a pressão externa por um padrão perfeito de beleza pode levar à falta de reconhecimento e à não aceitação da sua imagem real. Como identificar se esse é meu caso?

O padrão perfeito de beleza considerado ideal, já é por si só um grande equívoco. O ideal é inatingível. Nosso corpo é imperfeito, o humano é assimétrico, os indivíduos, de uma forma geral, são suscetíveis ao “modelo perfeito”, ‘a idealização sublime.

A incongruência entre o que é ideal e o que é real, humano e assimétrico desencadeia a busca incessante do impossível, provocado por um contexto cultural de beleza fluida e etérea. Indivíduos mais vulneráveis e com baixo autoestima, muitas vezes apresentam dificuldade na percepção da própria imagem e imaginam que não estão de acordo com o padrão de beleza vigente. Isso gera grande insatisfação, problemas de relacionamento interpessoal, introspecção, entre outros comportamentos limitantes e de impacto emocional. E incentiva a busca incessantemente de um padrão da atratividade.

Esses indivíduos acreditam que mudar o corpo é a solução para serem aceitos na sua vida social, profissional e afetiva. Não há como mudar o contexto sócio-cultural, mas é possível identificar pessoas que possuem dificuldades ou não reconhecem a sua autoimagem, diferentemente daquelas que estão insatisfeitas com alterações corporais objetivas, razoáveis ou que lhe causem desconforto.

Selecionar pacientes que possam usufruir de uma cirurgia plástica é a base de uma intervenção segura. É fundamental identificar aquelas pessoas que seriam impactados positivamente por uma intervenção. A decisão do que é possível melhorar no corpo do indivíduo é de extrema responsabilidade e sensibilidade que exige imensa dedicação profissional. Quando o cirurgião plástico intervém no corpo, ele também intervém na imagem e no psicológico do paciente. Por isso é importante que a avaliação psicológica seja feita antes de qualquer procedimento, para que mente e corpo sejam igualmente beneficiados.