De acordo com o autor do estudo, o psiquiatra Brian Fallon, do New York State Psychiatric Institute e diretor do Lyme and Tick-Borne Diseases Research Center da Columbia University, em Nova York, os médicos precisam perguntar sobre pensamentos suicidas e depressão em particular aos pacientes de Lyme, e se os sintomas persistirem. “A doença de Lyme pode ter efeitos médicos e psicológicos devastadores, causando estragos em relacionamentos, finanças, cognição, emoções, qualidade de vida e todos os aspectos do funcionamento diário”, explicou ele.

Resposta inflamatória

Há uma longa história de doenças infecciosas que causam problemas significativos de saúde mental e comportamental. Lyme causa uma resposta inflamatória no hospedeiro e a associação de inflamação e problemas psiquiátricos e comportamento suicida está bem documentada.

Comum nos Estados Unidos e no Canadá, a doença de Lyme é provocada por um tipo de bactéria transmitida por carrapatos. A principal forma de prevenção recomendada pelos especialistas é evitar sentar ou andar com a pele exposta em pastos, por exemplo. A maioria dos casos pode ser curada com duas a quatro semanas de tratamento com antibióticos. Mas de 10% a 20% dos pacientes sofrem de sintomas como dor, fadiga ou dificuldade de pensar, que podem durar meses ou anos. Não tratada, chega a causar paralisia e acometer articulações, que ficam doloridas e inchadas.

Para o estudo, Fallon e seus colegas analisaram os registros médicos de quase 7 milhões de pacientes na Dinamarca ao longo de 22 anos. Os pesquisadores compararam os dados de saúde mental de pessoas com a doença de Lyme com aqueles que nunca tiveram a doença. Pacientes com histórico de problemas mentais ou tentativas de suicídio antes de terem a doença de Lyme foram excluídos do estudo.

Sérios problemas neurológicos

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com a doença de Lyme corriam um risco maior de problemas mentais e tentativas de suicídio. Eles também tiveram uma incidência 42% maior de depressão e transtorno bipolar, e uma taxa 75% maior de morte por suicídio, em comparação com pessoas sem a doença de Lyme.

“A doença de Lyme não é uma doença simples”, disse Fallon. “Pode causar sérios problemas neurológicos, psiquiátricos, cardíacos e reumatológicos também. Pacientes com problemas psiquiátricos relacionados à doença de Lyme devem procurar ajuda profissional, pois essa infecção pode ser desafiadora, levando a sérias consequências para a saúde mental.”