Em estudos clínicos, uma infusão intravenosa de 60 horas de brexanolona demonstrou uma redução média significativa e clinicamente significativa dos sintomas de depressão pós-parto em 60 horas, que foi mantida por até 30 dias. Em março de 2019, o medicamento se tornou o primeiro a receber a aprovação do FDA para o tratamento da depressão pós-parto em adultos.

Compreender a conexão

Pesquisa publicada recentemente na Biological Psychiatry, os pesquisadores examinaram o efeito de um único tratamento de alopregnanolona em camundongos para entender como o composto é capaz de induzir efeitos duradouros no humor no tratamento da depressão pós-parto.

Os efeitos antidepressivos persistentes da medicação nos ensaios clínicos duraram muito mais tempo que a exposição ao tratamento. Esses efeitos prolongados não foram bem explicados pelos mecanismos de ação conhecidos desses compostos. Segundo os pesquisadores, compreender a conexão potencial entre a alopregnanolona e os estados de rede em áreas do cérebro implicadas no humor não só poderia identificar os mecanismos que mediam os efeitos antidepressivos prolongados deste composto, mas também poderia lançar luz sobre a natureza episódica de muitos transtornos de humor.

Mudança de comportamento

Embora possa haver muitos mecanismos envolvidos na alteração do estado da rede do cérebro, se a mudança das oscilações no cérebro pode levar a mudanças duradouras no comportamento, isso aumenta a nossa compreensão do cérebro e pode ser uma nova estratégia para terapias medicamentosas.