O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode estar relacionado com disfunções sexuais?

Dentro do transtorno de ansiedade generalizada, não é um critério diagnóstico ter alguma disfunção sexual. No entanto, quem tem TAG é acometido por preocupações. E vida sexual é uma grande preocupação de todos; para alguns mais, para outros menos. Sendo assim, algumas pessoas podem levar preocupações também para o momento da relação sexual.

Já ouvi de vários pacientes que não conseguem se desligar nem no momento que estão tendo uma relação sexual, porque a mente fica pensando em muitas coisas tanto da situação em si quanto coisas aleatórias. Por exemplo, a pessoa está num momento íntimo com alguém e começa a se preocupar sobre seu corpo, seu desempenho sexual, sobre o que o outro está pensado dela ou sobre o que tem que fazer para agradar o outro. Assim como há quem fique tão preocupado com outros assuntos, como as contas a pagar. Então essas preocupações do TAG podem ter alguma influência nas relações íntimas.

Não quer dizer que o TAG está conectado com isso, mas prejudica muito esse momento, que é para ser um momento de lazer, de aproximação, de intimidade, mas, às vezes, as preocupações podem fazer com que o indivíduo não consiga estar nesse momento. Isso é uma das características do TAG: não estar no momento presente. Por isso que uma das estratégias é o mindfulness, treinamento em atenção plena.

Também é comum que pessoas com transtorno de ansiedade generalizada tenham depressão. E isso também influencia de alguma maneira na disposição da pessoa para ter um momento íntimo com alguém, assim como o cansaço e a fadiga. Vários pacientes com TAG, por estarem o dia inteiro pensando e se preocupando, relatam muito cansaço físico e mental, o que, da mesma forma, pode comprometer o momento íntimo.