Desde muito tempo o conceito sobre Saúde vem sendo modificado e as terapias integrativas vem ganhando cada vez mais espaço em diversos tratamentos. Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988, saúde é um direito de todos e dever do Estado. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS – 2000), a saúde é entendida como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, que se pretende poder ser estendido a todas as pessoas como direito de cidadania. (fonte https://antigo.saude.gov.br)

A visão integral é a de que quando todas as partes da pessoa – corpo, mente, emoções e espírito – estão em equilíbrio, a pessoa está externando saúde. Sendo assim, um ser é considerado holístico, integral, totalizante.

Conceitos e métodos

O termo usado como Terapia “Alternativa” pode dar uma ideia de exclusão, quando o que se busca são estratégias terapêuticas para o bem-estar da pessoa, ressaltando a capacidade inata que cada ser possui para a sua cura. Sendo assim, os termos Terapias Integrativas ou Terapias Complementares também são usados para tais acompanhamentos. 

Ao utilizarem conceitos e métodos naturais de prevenção, buscam pelo autoconhecimento e o equilíbrio físico e mental para manter a saúde. Podemos comparar com o Universo e seus astros que interagem de uma forma sincronizada e equilibrada, cada um com sua função e dependendo uns dos outros, em perfeita simbiose. Percebe-se então que tudo, na verdade, é holístico, desde o Universo, até o menor dos átomos.

Obedecendo a esse conceito, a doença surge quando uma das partes do ser humano entra em desarmonia com o todo, inicia-se no campo energético e emocional e depois as consequências são sentidas no físico.

A busca pelo tratamento

Este é o motivo da busca pelas Terapias Integrativas, que ensinarão o indivíduo a rever suas atitudes nas mais diversas situações, identificando o que o fez sentir determinadas emoções que o prejudicaram, analisando inclusive os efeitos físicos e entendendo o que significa cada parte do seu corpo e suas funções.

Conhecimento que lhe será valioso nos seu dia a dia, aprendendo a lidar em todos os ambientes que frequenta com um novo olhar, observando suas atitudes e as suas reações em relação às atitudes de outras pessoas com as quais convive.

Os terapeutas atuam nas emoções dos clientes, entendem através de uma anamnese o que está acontecendo com eles. Perguntas e respostas que trarão o caminho para se iniciar uma boa intervenção. Depois de conhecer o cliente, o terapeuta fará um estudo das estratégias e técnicas que utilizará, visando sempre a um bom encaminhamento e respeitando a individualidade de cada um. Esse é o princípio básico para um bom atendimento com resultado.

As técnicas aplicadas são um processo de cura, autocura e desenvolvimento pessoal, que melhoram a autoestima, resultando num facilitador para o entendimento e a mudança de atitude do cliente, que por sua vez, deve ser colaborativo, deverá ter novas ações a partir dos novos aprendizados.

“A cura da parte não deve ser feita sem o tratamento do todo”, pois somos parte do todo e o todo é parte integrante de nós, uma harmonia perfeita!

E MAIS…

As vibrações estão no ar

A técnica da respiração vai além de simplesmente respirar, um ato vital para nossa sobrevivência.

A nossa respiração nos coloca em constante contato com o mundo externo, o ar que um expira é o mesmo que o outro respira, assim como nossas vibrações pessoais, se expandem para fora do nosso corpo físico e se unem com as de outras pessoas. Tal fato demonstra a importância de nos mantermos atentos às nossas emoções, vibrações, sentimentos e atitudes, porque se somos um todo único, interferimos tanto em nosso corpo como no corpo das pessoas ao nosso redor.

Referências
Osho – O equilíbrio entre corpo e mente: Usando sua mente para curar seu corpo Companhia Editora Nacional; 1ª edição (1 março 2020), 168 páginas, ISBN -10 : 8504020827, capa dura Português
Pierre Weil – O Corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal Capa comum – Editora Vozes, 74ª.edição 1 janeiro 2015, 288 páginas, capa comum, Português, ISBN-10 : 8532602088, ISBN-13 : 978-8532602084 Metafísica da Saúde
Gasparetto e Valcapelli, Editora Vida e Conciência, 3ª.edição, 8 jullho 2000,192 páginas, ISBN-10 8585872632, ISBN-13 978-8585872632
Giovanni Maciocia – Fundamentos da Medicina Chinesa, Editora Roca, 3ª.edição, 19 de junho 2017, 1016 páginas, Português, ISBN-10  8527731746,  ISBN-13 978-8527731744