Apenas para ter uma ideia do impacto do isolamento na saúde física e mental das pessoas, no Brasil, pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fizeram um estudo com cerca de 1460 pessoas usando uma triagem psicológica online. O levantamento apontou que os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% em um mês. Nos EUA, de acordo com o jornal Washington Post, um canal de emergência oferecido pelo governo para pessoas com sofrimento emocional registrou um aumento de 1000% nas ocorrências em abril de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Entre os fatores para o aumento destes casos está o cansaço excessivo, desânimo com o dia a dia, preocupação com finanças e o futuro, além de pensamentos recorrentes sobre desastres ou morte. 

Aprovado em 2006  pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenção, tratamento e alívio de sintomas de diversas doenças. Consideradas ações de cuidado transversais, podem ser realizadas na atenção básica, na média e alta complexidade. Entre elas, 29 já estão disponíveis no SUS, como a fitoterapia, homeopatia, acupuntura, terapia floral, técnicas de imposição de mãos, como o reiki, shantala, quiropraxia, meditação, yoga, terapia comunitária, ozonioterapia, entre outras.

Benefícios do reiki

As práticas contribuem com a sensação de relaxamento e bem-estar físico e mental, e algumas podem ser oferecidas online, como o reiki, que promove o restabelecimento da energia do indivíduo, além de sensação de relaxamento e bem-estar já na primeira sessão. Ao desbloquear os canais energéticos, o reiki desintoxica o corpo de energias nocivas, alivia a tensão emocional e dores musculares, reduz a pressão sanguínea, aumenta a criatividade e clareza mental para as resoluções do cotidiano, melhora a qualidade do sono e melhora o sistema imunológico.

Outra prática integrativa, a aromaterapia utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo, podendo ser prescrita como complemento a um tratamento, inclusive do próprio reiki.

O importante é que as pessoas que se sentem abaladas com o isolamento social percebam que há alternativas que podem aliviar a pressão e o estresse desse momento, mesmo quando o único recurso de que dispõem é a internet. Muitas terapias integrativas podem ser um relevante apoio para restabelecer e manter o equilíbrio emocional em meio à brusca mudança e desafio que estamos vivendo. 

E MAIS…

Uma Iniciativa compartilhada

Já são vários os grupos de terapeutas que, percebendo que seriam grandes e graves os impactos do isolamento social devido à pandemia de Covid-19 – principalmente entre as pessoas que se encontram na linha de frente do combate à doença e alguns segmentos específicos da população, como os infectados e grupos de risco – se reuniram em iniciativas online para  democratizar o acesso a diferentes técnicas. Uma delas é a Liberadores  (https://liberadores.sharetribe.com/): uma plataforma laica,  pela qual é possível escolher diversos tipos de terapeutas e terapias, a preços acessíveis e/ou sem custo.