Na incidência da depressão existe grande diminuição de energia vital em toda estrutura corpórea suscitando processos de fraqueza física e mental do ser humano. Por motivo de prostração, desânimo e falta de estímulo, a tendência é que ela perca a reciprocidade com a fonte específica de energia vital, uma vez que, o indivíduo não se munindo do combustível emocional que restaura os fluidos vitais, acaba declinando, reduzindo a sua autoestima ao patamar “zero” e, assim, repudia toda a essência que se encontra vinculada à chama do estado mental. E para agravar a situação, a pessoa, ao se trancafiar no porão dos seus problemas, gera uma atmosfera de vibrações negativas, bloqueando os canais para entrada dos fluidos benéficos à sua saúde.

A terapia do amor e da caridade

Um dos caminhos para sairmos dessa vida sem rumo é preencher o vazio da mente com a reconquista da autoestima e do amor em todas as direções. Para tal, é preciso que façamos uma autoanálise para conhecermos profundamente o nosso íntimo com a finalidade de nos descobrirmos, sem nos julgar, sem nos culpar e sem nos punir. Com essa autoanálise, iniciaremos outra fase, a de nos aceitar como somos, com todos os defeitos, virtudes e limitações. Nos casos de episódios depressivos, por exemplo, a terapêutica do amor ao próximo tem sido de grande valia para aliviar as terríveis aflições e readquirir a paz interior, já que se baseia no amar e no servir. A pessoa depressiva envolvendo-se em serviços caritativos, elimina os pensamentos ruins provocados pela depressão, ocupando a mente no exercício do amor, e com isso, abandona naturalmente as sensações negativas que a levavam às lamúrias e aos prantos. A ideia de servir ao próximo requer continuidade e assim firmar como um tratamento e um proposito. Dificilmente encontraremos um cidadão combalido pela depressão dentre aqueles que se entregam ao trabalho de caridade. Isso ajuda a pessoa e a sociedade.

Não fomos criados para o sofrimento. Sofremos por todas as dificuldades que surgem no dia a dia e elas devem ser entendidas como instrumentos para o nosso progresso. Assim sendo, ficamos mais fortes ao saber que temos todas as condições interiores para enfrentar as dificuldades que a vida nos apresenta. Sobremaneira, devemos ter o cuidado para diferenciar a enfermidade propriamente dita dos processos psicossomáticos. Muitas sequelas graves que se apresentam como doença no corpo são resultados de distúrbios comportamentais que se apresentam em nossos sentimentos, e a depressão pode ser um quadro desses, agravado pelos agentes externos, e assim, sigilosamente, o corpo físico somatiza os desequilíbrios mentais.

Pensamentos podem comandar os sintomas

Ainda bem que somos os únicos seres no globo terrestre com aptidão e possibilidades de transformar nossa estrutura orgânica pelo que pensamos e sentimos. Nossos neurônios estão em todo momento fiscalizando o que pensamos para infiltrá-los nas regiões do córtex a fim de refleti-los no corpo somático, de acordo com a repercussão negativa ou positiva do pensamento. O acúmulo de sentimentos infelizes pode arruinar seu metabolismo físico/emocional, enquanto que um mínimo de sentimentos felizes pode fortalecer todo o sistema imunológico. É necessário que você prepare o seu sistema imunológico para proteger-se ante a ofensiva permanente das ondas mentais negativas a que se expõe diariamente! Se você acredita que as doenças perniciosas são as principais causadoras do nosso desequilíbrio físico, você se impressionará quando descobrir que os estudos científicos identificaram que as maiores fontes de destruição orgânica não são as bactérias, nem os vírus… E sim, nossos pensamentos, atos e palavras a que implantamos no cérebro a cada momento.

Outra questão que preocupa os estudiosos do assunto é o impacto ocasionado pela variedade das patologias aniquiladoras que surgiram no século XXI, em que os fenômenos de ordens psíquicas multiplicaram-se irrefreavelmente, conduzindo o ser humano a absorvência dos efeitos desse padecimento que se expandem assustadoramente.

A impressão que causa aos muitos profissionais da saúde mental é que a psicosfera onde habitamos, em cada canto do planeta, está tão carregada de vibrações tóxicas, derivadas das angústias emocionais lotando consultórios psiquiátricos, psicanalíticos e psicológicos de sintomas evidentes de enfermidades devastadoras para a mente e para o corpo de cada paciente.

Vírus e bactérias infectando a mente

Mesmo que os vírus, as bactérias e os demais microorganismos danosos estejam presentes, não podemos incriminá-los inteiramente pela estadia na enfermidade, entretanto, é correto afirmar que eles se alimentam das cadeias celulares quando se hospedam nos campos orgânicos que a energia se debilita. Nesse ensejo, produzem desfalecimento físico e mental, patrocinando a manifestação da enfermidade, na ausência da energia vital provedora da saúde.

Após a descoberta de primorosa façanha, a ciência revelou em rede mundial que quando se tem um pensamento o cérebro produz elementos moleculares denominados “neuropeptídeos”, que dão acesso ao que poderíamos chamar de porta de entrada para os sentimentos atuarem, sejam eles bons ou ruins, positivos ou negativos.

Em princípio, o que mais importa nessa hora é que o nosso sistema imunológico assimile, por meio da massa craniana, tudo àquilo o que pensamos. O cérebro só gera a enfermidade de acordo com as informações que passamos para ele, e o nosso medo de contrair enfermidades é o intermediário pela criação da mesma.

O efeito disso em massa, como vem acontecendo no mundo, gera efeitos ainda mais devastadores.  

Somos nós que introjetamos na mente os sentimentos inferiores. As faixas vibratórias das ofensas, por exemplo, exercem um poder de destruição que nos afeta diretamente na saúde física e mental.

E MAIS…

Sistema imunológico vulnerável

Já temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo bisbilhotando nossos monólogos interiores: cóleras, mágoas, rancores, ofensas que não perdoamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do corpo monitore e responda com uma ação concreta causando danos que irão se acumular no órgão que se encontrar mais vulnerável, pois, a resposta do sistema imunológico, nesse momento, está totalmente interligada às formas-pensamentos.

Você deseja saber como está sua saúde e seu estado emocional hoje? Rememore o que você fez ou pensou ontem! Você deseja saber como estará seu estado emocional amanhã? Olhe seus atos e pensamentos de hoje! Cuide das formas de pensamento da mesma maneira que cuida das dores do corpo.