A Psicanálise se despediu hoje de um de seus maiores nomes da atualidade. Ensaísta, romancista e cronista, Contardo Calligaris se comunicava com diferentes perfis de público e deixou um rico legado.

Nascido em Milão, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948, ele cresceu em uma Itália marcada pelos escombros desse momento histórico. Embarcou pelo mundo desenvolvendo seus estudos nas áreas de Letras e Filosofia, na Suíça, França e Nova York. Fixou residência no Brasil em 1989, e estabeleceu São Paulo como o lugar para seu consultório nas últimas décadas, dividindo suas atividades intelectuais entre a coluna no Jornal Folha de S.Paulo, produção dos livros de ficção e da área da Psicanálise e a direção da Série Psi, da HBO.

Para ele, a Psicanálise surgiu primeiro como tratamento, e só depois como profissão. Calligaris se formou na Escola Freudiana de Paris, presidida por Jacques Lacan (1901-1981). Em sua formação, ele também teve aulas com Roland Barthes (1915-1980) e Michel Foucault (1926-1984).

Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para o tratamento de um câncer.

E MAIS….

As principais obras de Contardo Calligaris

O psicanalista tem muitas obras escritas e conceituadas, mas cinco delas se destacam:

Hello Brasil (1991) – livro que apresenta o Brasil por um novo olhar e leva a Psicanálise para além da clínica, sendo capaz de ajudar a interpretar a história e a cultura de um povo.  

Cartas a Um Jovem Terapeuta (2007) – best-seller que atravessa gerações de cabeceiras com uma série de cartas escritas pelo autor para estudantes, profissionais ou pessoas interessadas na área da Psicanálise. 

O Conto do Amor (2008) – romance que narra a viagem do psicoterapeuta Carlo Antonini, de Nova York até a Toscana, despertando o viajante para uma aventura por histórias de amor e de guerra, em busca de sua identidade.

Introdução a Uma Clínica Diferencial das Psicoses (2013)  – transcrição de um seminário que o autor participou na UFRGS, colocada em linguagem clara e acessível. A obra é usado por professores e estudantes como fonte para compreender diferenças entre psicoses e neuroses, por exemplo.  

Todos os Reis Estão Nus (2013) – o livro reúne a melhores crônicas publicadas por Contardo Calligaris.