O livro “Todos os Reis Estão Nus”, do psicanalista italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris, é uma coletânea de crônicas organizadas pelo jornalista Rafael Carriello, que reflete a existência humana e interpreta o comportamento do homem contemporâneo.

Foram reunidas mais de cem crônicas publicadas entre 2008 e 2013, que abordam temas como política, cultura e comportamento. O título do livro é uma referência ao conto do escritor Hans Christian Andersen “A Roupa Nova do Rei”.

Trata-se da história de um charlatão que se oferece para tecer uma roupa para o rei, mas alerta que apenas as pessoas astutas e inteligentes seriam capazes de vê-la. O bandido apenas finge tecer os fios. O rei e todos os súditos nada enxergavam, mas, temendo ser considerados estúpidos, mostram-se encantados com o tecido invisível. Apenas uma criança foi capaz de desmascarar a farsa: “O rei está nu!”.

Calligaris associa a história à questão da sujeição excessiva do ser humano à avaliação dos seus pares. Ou seja, ele é extremamente dependente de como os outros o veem, o que o leva a escamotear suas inseguranças e insatisfações.

Immanuel Kant

O psicanalista possui forte influência do filósofo Immanuel Kant, que foi uma das mais determinantes fontes do relativismo conceitual que dominou o universo intelectual do século 20. O filósofo moderno elaborou uma síntese entre o racionalismo e a tradição empírica.

Portanto, o psicanalista tenta desvendar “o que tornou possível” o objeto criticado.  Ele considera, por exemplo, o mal-estar do homem contemporâneo como preço por pertencer a um momento histórico em que a palavra de ordem é fruição.

Narcisistas

Meticuloso observador, Calligaris acreditava que a personalidade narcisista é a que melhor resume a subjetividade do homem atual. Ele também escreveu sobre esse tema no texto “Meus Pais São Bipolares” (condição em que o indivíduo apresenta altos e baixos).

Em “Cartas a um Jovem Terapeuta”, psicanalista debate várias questões envolvendo a profissão – como a paixão do paciente pelo terapeuta e situações envolvendo início de carreira. Esses temas são abordados em cartas escritas por ele a estudantes de psicologia.

Na obra “Conto de Amor”, o autor conta a história do terapeuta Carlo Antonini e sua viagem à Itália, em “Conto de Amor”. O personagem então se surpreende com as imagens do jovem São Bento em uma parede, que se assemelha com seu pai. Este teria revelado que em outra vida teria sido ajudante do pintor de tais imagens.

E MAIS…

Outros livros escritos por Calligaris:

  • Hipótese sobre o Fantasma (Artmed, 1986)
  • Introdução a uma Clínica Diferencial das Psicoses (Artmed, 1989)
  • Crónicas do Individualismo Cotidiano (Ática, 1996)
  • Hello Brasil (Escuta, 2000 [6ª ed.])
  • A Adolescência (coleção: “Folha Explica”, Publifolha, 2001
  • Terra de Ninguém (Publifolha)
  • IIha Deserta (Publifolha, 2003)
  • Quinta Coluna (Publifolha, coletânea de textos publicados no jornal Folha de S.Paulo, no caderno Ilustrada)
  • A Mulher de Vermelho e Branco (Companhia das Letras, 2011)