O yoga, uma prática ancestral originada na Índia há mais de 5 mil anos, permanece sendo atual e oferece inúmeros benefícios para a saúde, trazendo equilíbrio entre o aspecto físico e mental, beneficiando qualquer pessoa que pratique, mas contando com um destaque especial para os bons resultados em mulheres de qualquer idade.

De acordo com a professora de yoga Bruna Tiboni Kaiut, especializada no Método Kaiut Yoga, além de promover relaxamento e flexibilidade, há outras questões que podem afetar positivamente a saúde feminina. “Diferentemente do que muitas pessoasacreditam, o yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”, ressalta.

Gerenciamento do estresse e da ansiedade

O yoga possui técnicas de respiração e meditação que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. Para as mulheres, isso é especialmente importante, já que muitas enfrentam pressões sociais e profissionais intensas, além de diversas alterações hormonais durante a vida adulta. Praticar yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM.

Alívio de sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida que pode trazer desconforto devido às mudanças hormonais. O yoga é uma ferramenta importante para ajudar a aliviar os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor e insônia. As posturas de yoga e as técnicas de respiração podem melhorar o equilíbrio hormonal e proporcionar um sono melhor.

Fortalecimento do assoalho pélvico

O assoalho pélvico enfraquecido é uma preocupação comum para muitas mulheres em momentos importantes da vida, especialmente após a gravidez e parto e na fase de envelhecimento. O yoga inclui exercícios específicos para fortalecer a estrutura, reduzindo o risco de incontinência urinária e outros problemas relacionados ao assoalho pélvico.

Saúde reprodutiva melhorada

Para mulheres que desejam engravidar, o yoga também pode ser uma ferramenta valiosa. A prática regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzir o estresse, aumentando a libido e as chances de concepção. Além disso, o yoga pode ser uma forma eficaz de aliviar os desconfortos do período menstrual.