O Reiki é uma técnica muito simples e efetiva que surgiu a partir de um questionamento do japonês Mikao Usui. Mikao Usui, um ser humano investigador, empresário e pai de família, além de monge budista com conhecimento em várias técnicas de saúde holísticas.

Após muitos anos de estudos em diversas áreas e viajando por muitos países, este nobre homem subiu ao Monte Kurama (bem famoso local de peregrinação no Japão), onde se dedicou a uma prática de 21 dias em jejum.

O despertar

Era comum aos monges, durante o jejum, meditar, cantar e orar, bem como, ficar por um bom tempo debaixo de uma cascata de água fria para abrir seu campo vital de conexão e expansão. Em determinado momento, ele teve um grande despertar, onde recebeu uma visão de todo este método, com aplicação de símbolos sagrados e seus respectivos nomes de invocação, que trabalham diretamente com o corpo, físico, mental e emocional. E assim nasceu o Reiki.

Mikao Usui sempre admirou a forma milagrosa da história do toque de Jesus e seu imenso poder de cura. Quando jovem estudou num monastério ao norte de Kyoto, onde aprendeu a técnica Kiko, que é uma versão japonesa do Chi Kung (arte oriunda da China), que visa melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento, porém nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia desvitalizado. Isso intrigava muito Mikao Usui, então, ele acreditava que esse poder de cura era inerente a todo o ser humano que pudesse se conectar com essa potência divina e se tornar um instrumento de transmissão para ajudar as pessoas sem perder a sua própria vitalidade. Com esse despertar no jejum, ele criou e compartilhou a técnica, inclusive na escola que abriu em 1922.

A aplicação

O Reiki tem por objetivo auxiliar no bem-estar geral e é aplicado com a imposição das mãos, onde o reikiano canaliza a energia universal para o corpo do paciente.

Pode também ser aplicado a distância, desde que se tenha o treinamento adequado para isso. É possível aplicá-lo para seres humanos, assim como animais e plantas. A aplicação é bem simples, antes de começar se faz uma anamnese para intuir as técnicas a serem utilizadas durante a sessão, a pessoa se deita de olhos fechados, enquanto o reikiano segue com a imposição das mãos a uma mínima distância do corpo, e segue canalizando por algumas partes do corpo que sejam necessárias.

Inicialmente Mikao Usui aplicou em si mesmo, depois em sua família e amigos, andou pelas ruas aplicando em pessoas, onde percebeu o quão as libertava de muitos males. E para que isso continuasse vivo e mais forte para cuidar inclusive dos desvios da alma, agregou à prática do Reiki, a meditação diária e repetição de alguns princípios espirituais:

  1. Somente por hoje, não te preocupes;
  2. Somente por hoje, não te aborreças nem te irrites ou critiques algo ou alguém;
  3. Somente por hoje, agradeça as bênçãos da vida com humildade, honrando seus pais, professores e mestres;
  4. Somente por hoje, ganhe a tua vida honestamente;
  5. Somente por hoje, seja gentil e amável com respeito a todos os seres vivos.

O reconhecimento

O Reiki não está associado a nenhuma ordem religiosa nem doutrina, não tem nenhum misticismo. E foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – assim como ayurveda, yoga, arteterapia, acupuntura, meditação, entre outras.

Importante frisar que é uma terapia complementar ao tratamento médico. O diagnóstico médico é essencial para sanar algo, principalmente quando se tem algo grave ou crônico a se tratar. Mas também como preventivo, o Reiki é uma ferramenta sensacional para a manutenção da saúde.

Com minha experiência, em anos de atendimento tanto em sessões particulares como em trabalhos voluntários em hospitais, creches, escolas, entre outras localidades, sempre percebi o alívio imediato de dores e desconfortos tanto físico quanto emocionais, e ainda, relatos onde as pessoas que recebiam essa ferramenta se mostravam mais calmas e relaxadas, com uma melhora no humor, mais bem-estar, e até mais abertas e receptivas para todo o tratamento que estavam sendo submetidas tanto do Reiki como terapia complementar, quanto à medicina tradicional. Todos pontuaram que tinham uma noite de sono mais descansada e a mente sem agitação, com maior foco e atenção no presente, melhoria da autoestima e disposição, entre tantos outros benefícios.

E MAIS…

Os níveis de aprendizado

No sistema tradicional de Mikao Usui, o curso de iniciação a esta técnica é dividido em 3 níveis. No primeiro momento se aprende como se auto aplicar e em outras pessoas. No segundo momento, recebe os símbolos para proteção, limpeza energética, reprogramação mental e onde se aprende como fazer a aplicação a distância. E no terceiro nível se recebe o símbolo mestre de cura espiritual e técnicas mais avançadas para atuar na efetivação da saúde emocional e psicofísica, tanto quanto na restauração e cura das pessoas. No complemento a este último nível, pode ainda fazer uma capacitação para se tornar mestre e ensinar outras pessoas.

Sejam bem vindos a conhecer essa ferramenta incrível! Com certeza na sua cidade tem um reikiano(a).