Para que ocorra a doença, é necessária a presença de fatores predisponentes e desencadeantes atuando na mesma pessoa.

Os Fatores predisponentes das doenças são múltiplos e incluem aspectos constitucionais (natureza, genética com transmissão por meio da herança cromossômica). Os adquiridos (resultando no meio familiar e sociocultural sobre a estrutura, modelando-a). Os caracteres anatômicos e funcionais da constituição, embora sejam determinados pela hereditariedade, podem ser alterados por fatores modificadores do meio ambiente. A constituição é a resultante fenotípica do genótipo individual.

Descrição milenar

A descrição dos tipos morfológicos é milenar, foram encontrados papiros egípcios de cinco mil anos descrevendo essas estruturas físicas. Esses conceitos foram retomados pelo grego Hipócrates 500 a.C. Portanto, os termos brevilíneo, medilíneo e longilíneo tiveram forte influência e representação no estudo do corpo humano. Esses termos são a descrição de como o corpo é fisicamente.

Seguem algumas características físicas e as tendências de adoecimento de cada biótipo:

O Brevilíneo apresenta pescoço curto e grosso, tórax alargado e volumoso, membros grossos e curtos em relação ao tronco, tendência à baixa estatura, musculatura bem desenvolvida, mãos e pés pequenos. Tem tendência a problemas de obesidade, a doenças cardiovasculares, a diabetes, à apneia. Possui problemas nos ossos, nas articulações, na boca, no intestino, no cérebro, na pressão arterial elevada e nas vértebras.

O Longilíneo apresenta pescoço longo e delgado, tórax afilado, membros longos com predomínio sobre o tronco, musculatura delgada, tendência para estatura elevada, mãos e pés grandes. Tem tendência a problemas no sistema nervoso, às doenças pépticas, à irritação do cólon, às dores de cabeça, às alergias, aos órgãos sexuais e reprodutores, aos músculos, ao pulmão, à coluna.

O Mediolíneo apresenta um maior equilíbrio entre os membros e o tronco. São proporcionais em relação às dimensões corpóreas. Possui altura mediana, e o peso é adequado à altura. Mãos e pés acompanham o equilíbrio. Tem tendências a problemas respiratórios, renais, nas artérias e veias, no ouvido, no nariz, na garganta, nas unhas, no fígado, na voz.

Há também os mistos, já que a combinação é bem frequente na população, onde existe um dominante, porém a pessoa apresenta algumas poucas características corpóreas de outro tipo. Citando alguns exemplos: brevilíneo com características mediolíneas; longilíneo com características brevilineas.

Herança inconsciente

Outro conceito importante para o entendimento do adoecer é o de temperamento, que não é tão utilizado atualmente pela Medicina tradicional, mas bastante usado nas praticas holísticas terapêuticas. Foi Hipócrates, filósofo grego, o primeiro a formular uma teoria dos humores, que foi denominada os quatro temperamentos. O temperamento é a combinação de características inatas que herdamos e que, de forma inconsciente, afetam o nosso comportamento e o nosso processo de vida.

É o temperamento (humor) que torna a pessoa extrovertida ou introvertida e influencia todas as nossas ações, desde os hábitos de sono, alimentar até a forma como vivemos o dia a dia ou nos relacionamos e comunicamos com as outras pessoas.

Obviamente que a educação familiar, o processo de socialização e as motivações exercem grande influência na pessoa, mas o temperamento é aquilo, como outras características, que nascemos com e que nos acompanham ao longo da vida.

Tipos de temperamento

 Existem essencialmente quatro tipos de temperamento: melancólico, fleumático, sanguíneo e colérico.  

Todos possuem excelentes características positivas e naturalmente exibem pontos que necessitam ser trabalhados.

Há também padrões singulares que permeiam a tendência do adoecer e das patologias mais frequentes em cada um deles.

São elas:

O Melancólico – olha o mundo com pouco interesse, rugas visíveis, semblante de dor, cabeça inclinada para frente, andar arrastado, sente-se “pesado”, nervoso e excitável, pessimista, rancoroso e solitário. Vagaroso nas ações e pouco envolvido com emoções intensas. Emocionalmente, apresenta tendência à depressão. No aspecto físico, é frequente possuir dores corporais intensas, contrações musculares, problemas pulmonares, osteoporose e esclerose.

O Fleumático – expressão amável e bondosa, olhar disposto, pacato, observador, adora beber e comer. Ausência de reações emocionais, muito lento ao agir e tomar atitudes. Sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões. Emocionalmente apresenta tendência à alienação da realidade. No aspecto físico, é frequente possuir tendência à obesidade. Alterações glandulares: tireoide, hipófise, sinusite, rinite.

O Sanguíneo – olhar brilhante, gosta de estar ocupado, é inquieto, agitado, sensibilidade nos órgãos sensoriais aguçada. Força intensa, emoções superficiais. Expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo. Emocionalmente, apresenta tendência ao estresse, fobia, pânico. No aspecto físico, é frequente possuir tendência a alterações neurológica, AVC, artérias e veias.

O Colérico – olhar brilhante e cativante, gesto altivo, vive intensamente, sempre preparado para a ação (e luta), decidido, pisa firme no chão. Ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas. Impetuosidade ao agir, impulsivo. Emocionalmente, apresenta tendência à paranoia e mania. No aspecto físico, é frequente possuir alergias respiratórias e de pele. Problemas nos ossos e ligamentos.

Assim como os tipos morfológicos, para os padrões de temperamento,

há também os Mistos, já que a combinação é bem frequente na população, onde existe um dominante, porém a pessoa apresenta algumas poucas características de outro tipo. Citando alguns exemplos: melancólico com características fleumáticas; sanguíneo com características coléricas; fleumático com características sanguíneas; colérico com características melancólicas.

E MAIS…

O processo de adoecer

O processo de adoecer tem relação ainda com o estilo de vida do indivíduo e as condições do meio ambiente. É importante destacar aqui que, quando coexistirem fatores predisponentes e desencadeantes, ocorrerá um desequilíbrio interno gerando todas as fases do adoecer. O fato é que o psiquismo é fundamental na conservação da saúde, e que o indivíduo adoece por “opção” de vida, mesmo que sendo de forma inconsciente.

Quanto ao estilo de vida, podemos citar: hábito alimentar, consumo de álcool e fumo, tipo e duração do trabalho, atividades físicas ou sedentarismo, vida sexual, lazer, diversões, relacionamentos (familiar, social, profissional), religiosidade, escolaridade, posição social.

Quanto às condições do meio, podemos citar: tipo de moradia, condições sanitárias, alterações climáticas, poluições (visuais, auditivas), baixa qualidade do ar, alimentos contaminados, água tratada ou não, ambiente arejado ou úmido, tipo de clima predominante.