Há uma forte conexão entre a experiência de dor crônica e condições comuns de saúde mental, de acordo com um novo relatório divulgado pela Mental Health America (MHA), intitulado “Early, Equitable e Trauma Responsive Care for Chronic Pain and Mental Health.” 

Ao analisar dados de mais de 161.000 pessoas que vivem com artrite ou outra dor crônica que completaram uma avaliação de saúde mental on line gratuita de 2015-2019, MHA descobriu que:

  • 79% das pessoas com artrite ou outra dor crônica apresentaram resultado positivo ou moderado a grave para uma condição de saúde mental.
  • 54% dos entrevistados com dor crônica experimentaram ansiedade severa contra 43% sem; 54% com dor crônica eram positivos para bipolar; 47% com dor crônica experimentaram depressão severa.
  • Entre as pessoas com artrite ou dor crônica com resultado positivo ou moderado a grave para um problema de saúde mental, 40% nunca foram diagnosticadas. E mais da metade (52%) que havia sido tratada por um problema de saúde mental no passado não estava mais recebendo tratamento.

Com base nessas descobertas, o MHA fez as seguintes recomendações:

Os médicos da atenção primária devem iniciar conversas proativas sobre saúde mental e dor crônica com os pacientes, em vez de esperar que os pacientes relatem os sintomas. Pacientes com artrite ou dor crônica devem ser rastreados para doenças comumente concomitantes, como estresse pós-traumático, transtorno bipolar, depressão e ansiedade. Da mesma forma, os pacientes que relatam problemas de saúde mental devem ser examinados quanto à dor.