Como seria a nossa visão do mundo se não fossem as cores? Como nos sentiríamos em um mundo em preto e branco?  

A natureza é sábia e colorida porque as cores têm função e influenciam nosso dia a dia. Nossa alimentação, nossas emoções são diretamente inspiradas pelas cores. Não se pode negar as vibrações que elas nos trazem.

A influência das cores

O vermelho pode evidenciar raiva, o verde a tranquilidade. Na aprendizagem, no foco, na concentração, assim como na saúde, usando as cores adequadas para a estimulação de cada órgão do nosso corpo, teremos excelentes resultados.

A cromoterapia é uma técnica herdada do Antigo Egito, garante seu espaço na Medicina Integrativa e promete ajudar no tratamento dos mais variados males por meio da utilização das sete cores presentes no espectro solar. Está fundamentada no princípio da luz, sem a qual, não haveria Vida no planeta Terra.

A luz percorre 300.000 kms por segundo e, ao fazer isso, ela vibra. É energia irradiada, viajando em forma de ondas. A taxa de vibração pode ser medida em unidades conhecidas como Unidades Angstrom (A), que medem um décimo-milionésimo de milímetro. Os diferentes comprimentos de onda variam, e essas variações é que determinam as cores visíveis e invisíveis.

O tratamento vibracional

A cromoterapia é a ciência que estuda as diferentes cores e sua ação energética com finalidade terapêutica, utilizando determinadas frequências luminosas para restaurar a saúde mental e corporal. Quando há o excesso ou ausência de uma determinada cor, ocorre o que os cromoterapeutas chamam de desequilíbrio energético, levando o organismo a responder negativamente, gerando distúrbios físicos e emocionais.

Para passar pelo tratamento, a pessoa pode ser um pouco cética com relação à técnica, mas é importante que não duvide da eficácia de cada cor para não criar bloqueios que impeçam a atuação da frequência de determinada cor. O cliente também não precisa conhecer a propriedade, mesmo sem crer com afinco, a cor age no tratamento. O fundamental é não bloquear a vibração energética.  

É cientificamente comprovado que os seres humanos, os animais e as plantas selecionam e absorvem da luz do sol as vibrações das cores que são necessárias ao seu equilíbrio. E todos, vibram por si mesmos, pois, todas as coisas irradiam energia. Tudo é vibração. Este fato já foi mais do que comprovado em longos anos de pesquisa, através da técnica “kirlian” de fotografia.

Sendo assim, até os animais são influenciados pelos benefícios das cores. Mesmo que eles, como seres irracionais não saibam para que serve cada cor, apresentam efeitos ao serem expostos a elas.  Por exemplo, o uso da água solarizada e a luz azul acalmam o animal que late muito.

Cores dizem muito sobre nós

Quando se aprende a usar as cores devidamente, podemos nos proporcionar boa qualidade de vida, foco e passar a imagem correta para a sociedade sobre quem somos. As cores dizem muito sobre nós, nossas emoções e o que passamos para aquele que nos vê. Quanto mais se usa a cor, mais seus efeitos são percebidos.

E MAIS…

O significado e o uso correto das cores

A escolha das cores é fundamental para manter o equilíbrio na nossa saúde, no emocional, no físico e em vários ambientes, porque provoca estímulos variados em nosso sistema nervoso pela frequência que emite, afetando nossas emoções e até nosso humor, influenciando beneficamente ou não. Daí surge a importância do conhecimento para a aplicação adequada dessa técnica.

A cor mal aplicada pode trazer efeitos prejudiciais para quem está sendo tratado. Qualquer cor em excesso pode causar danos indesejáveis para o que se pretende tratar. Cada órgão do nosso corpo tem a sua cor própria.

 AZUL é a primeira das cores frias do espectro. É a cor da espiritualidade, cor álmica, não ser apenas o que vejo, mas sim minha condição como espírito eterno que sou, condição interna adequada à realização, acolhedora, calmante, permanência agradável, cor principal da circulação, frescor e bom desenvolvimento no ambiente, um estado de aconchego. A cor da fé, a energia que emana do ser, que unifica tudo.

Está sempre presente na formação das células do corpo, é a cor da construção biológica. O surgimento das células sempre se dá na cor azul, propriedade de regeneração e é também a cor da cura. Quem tem energia de cura sempre apresenta azul em sua” aura”.Pode serusada para acalmar a mente com uma pitada do vermelho.

VERDE é a cor média do espectro da luz, intermediária entre as cores estimulantes (quentes) e calmantes (frias), predomina na natureza. Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação.

As pessoas de personalidade verde são muito confusas, atrapalhadas, observadoras, observam com mais amplitude a situação, em cima do muro. Depois de um dia desgastado nada melhor do que o verde para o equilíbrio necessário. Quando a mente está muito alvoroçada e as ações descompensadas o equilíbrio reduz a intensidade do universo mental.

É a cor que está entre as faculdades do nosso ser e o mundo externo, fusão do ser interagindo com o ambiente. Procuramos as condições para colocar em prática para referenciar o que a gente sabe e essas condições se baseiam no que está ao redor, que seria se comparar às pessoas e adotar os mesmos métodos que eles.

Se utilizarmos o verde em excesso promove-se “estagnação”. O Verde é a cor da prosperidade, energeticamente; a energia da prosperidade é verde, abre oportunidades, o que procuramos tem alguém oferecendo o que oferecemos tem alguém procurando.                             

LARANJA é um atributo para nos mover à prosperidade, para decisão de negócios. O raio laranja é chamado de “raio da sabedoria” por ser resultado da mistura do vermelhocom o amarelo. O amarelo traz sinais da energia intelectual com muita luminosidade, unindo-se à excitabilidade do vermelho. É a cor do plano mental.

O laranja, por sua natureza quente, dissolve formações dentro e fora do organismo,

quer na parte óssea como em cartilagens e outros tecidos, nas glândulas e órgãos em geral.  É dilatador de órgãos e de energias, liberador das funções mentais e corporais, estimulando a compreensão. Como alentador, combate a sensação de inércia e ameniza as repressões.

Induz a transmutação de energias no corpo. Em relação ao vermelho, o raio laranja é uma cor mais doce e, portanto, com possibilidade de usos mais acentuados, principalmente, onde o vermelho tem contraindicação. Como o raio vermelho, o laranja pode ser usado na falta de vitalidade e para acelerar a pulsação sem alterar a pressão sanguínea.

AMARELO tem uma conexão com a mente consciente e está associado ao ambiente.

A mente nos liga ao mundo, que nos dá uma identidade – “Eu sei quem sou, onde estou” – ela nos referencia, nos conecta ao ambiente, faz que se interaja com ele. É o meu universo consciente.

A mente consciente tem tudo a ver com a região abdominal, quando você pensa muito em algo acaba perdendo o apetite. O nosso pensamento e o estômago estão muito ligados, segundo os orientais a mente tem tudo a ver com o amarelo. É a cor da alegria.

Para sabermos se uma pessoa superou uma situação, fale da situação e se ela “rir” é porque superou. Superar não é esquecer, é não ficar ruminando, remoendo, é se desprender. Quando a pessoa supera ela mesma ri de si mesma. Se a pessoa não ri, é porque não superou.

A alegria é um estado fantástico, é ela que nos livra de todos os problemas, permite que a gente acolha a informação, conheça a situação, mas que não se atole nela, nem se prenda nela. A pessoa alegre não depende da alegria do outro, busca em si mesma.

O amarelo assim como o dourado, simbolizam o Sol e que significa o poder divino, a iluminação e a imortalidade. Os raios amarelos despertam, inspiram e estimulam a mentalidade superior, é o condutor das correntes magnéticas positivas. Propicia o autocontrole. Por ser a cor do intelecto é mais da percepção do que da razão, ativa nossos sentimentos mais nobres, traduzindo e despertando uma intensa alegria.

VIOLETA é a última cor do espectro da luz, a última cor do arco-íris, de vibração elevada, uma cor que vai longe, de maior propagação, transcende o ambiente refletindo o branco dando maior intensidade. Refere-se à qualidade de elevação, condição soberana do ser sobre seu próprio complexo biológico.

Elevação, poder, superioridade, espiritualidade, cor da oração,tentar alcançar uma condição vibracional mais elevada, expansão de consciência, área de espiritualidade, grandiosidade do espírito. Um estado de contemplação, estado de graça. Poder sobre o ambiente, agir, decidir, manifestar-se, capacidade de controlar o ambiente, conhecimento de causa, espiritualidade.

Possibilita a transmutação, transformação de uma frequência em outra, repolariza as energias nocivas de baixa frequência vibracional. O violeta transmuta a energia negativa criando uma atmosfera em outro nível, uma energia pura. Transforma a negatividade em positividade. Traz a possibilidade de melhorar um ambiente. É a cor da espiritualidade plena. Quando a pessoa tem dificuldade em lidar com a materialidade, usar cores quentes, que as despertem para a vida. Podemos aplicar o violeta para preparar alguém para a espiritualidade.

Tem dupla função, prepara a pessoa para a pós vida. Resgata o poder e a autoridade sobre si, “determina continuar vivendo”, “estado de graça”.  No desenlace, propicia a passagem, por isso no velório se usa o roxo para criar um ambiente de espiritualidade, o roxo sugere elevação, espiritualidade, atitude de oração, elevação diante de alguém recém-desencarnado.

INDIGO, é o Lado amplo com referencial do vermelho “do aqui e agora”, expansão, amplia os horizontes. É a cor da consciência, da compreensão, vai além do que se manifesta na situação. Estado de consciência mais amplo, a pessoa quer conhecer, se aprofundar, saber o que se passa. É usado em uniformes, sugere profundidade, induz o aluno ao conhecimento, compenetração, saber das coisas.

Índigo Blue é a cor da calça jeans, moda numa época em que a sociedade estava saindo do desconhecimento em política e tentando saber das coisas. Quando se quer compreender um pouco mais sobre o que está por trás do processo que está vivendo. Excelente para redutos de leitura, conhecimento, profundidade. Ampliar os horizontes, compreender o que se passa, ter uma consciência que transcende o fato, que realmente chega à causa mais profunda na própria alma.

ROSA é a cor “do amor puro”, da emoção suave que cria a sensação de calma, dentro de uma vibração de alta sintonia e paz. Cor da doação por excelência, de todo bom sentimento de amor e benéfico por natureza, pois emitimos o raio rosa quando pensamos naqueles que amamos, desde que o façamos com amor. É utilizada para acalmar qualquer processo desequilibrador de energias e como preparadora do local que irá receber as outras cores energéticas necessárias.

VERMELHO – “Viver é vermelho” é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. Indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar.

É a cor que mais apresenta contraindicações. Aquece o organismo, produz muito calor porque estimula a atividade orgânica, portanto não se usa quando a pessoa está com febre, pressão alta ou baixa, quando a pessoa está muito debilitada porque que ela faz a hiper estimulação que não é positiva nesse caso. Evita-se o seu uso também em “Albinos”.

É a cor mais forte, de maior impacto do espectro, dá um ótimo impacto visual para o registro de informações importantes, como: perigo, cuidado. O seu forte impacto acaba sendo positivo, quando se quer chamar “atenção”, para fazer promoção em comércio, destaques em texto.

Já a “saturação” da cor também acontece com facilidade, é a cor que mais satura. Apresenta desconforto porque impulsiona as ações. Aterrissa você na realidade. É a cor que traz as pessoas para o aqui e agora.

Uma pincelada de vermelho na coluna vertebral trabalha o sistema energético da pessoa. Se ela estiver meio fora de órbita se sentirá mais centrada, encaixada, ancorada, como se o vermelho soldasse a alma no corpo. A sensação de bem-estar é quase que imediata.

O vermelho é uma cor que nos acorda para a arte do viver, manifestar-se.

No tocante à imagem é excelente para que se desperte a atenção. Dá um impacto visual muito positivo, é a cor da sedução. Vestir um vermelho faz que você se destaque, traz um dinamismo extraordinário. Uma pessoa vermelha não gosta nem de assuntos repetitivos dinamiza até o assunto – “falou e disse”.

É recomendado quando se faz: esporte, ginástica, fisioterapia; sua presença nos ambientes deixa a pessoa disposta a praticar.

PRETO: na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra as normas sociais.

O preto é uma cor que nega a luz e as pessoas que a usam nas roupas rejeitam a luz em si próprias, empurrando-a para longe e não permitindo que ela seja absorvida. Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade. É percebido como escuro e misterioso. Contudo, essa cor também é usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis.

BRANCO é luz, vida, é o desabrochar da vida. Dele surgem as cores que são o ponto máximo da vida. Tem vibração elevada dá luminosidade, extraímos a energia da cor, então o branco pode ser chamado de energia desperta, energia vital. Do branco surgem as cores, que é o ponto mágico da vida. Do branco veio a cor, o preto é o estado de não vida.

As roupas brancas têm sido associadas à limpeza, à pureza e a inocência. Nos países orientais, o branco é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar, aceitando que a pessoa morta partiu do mundo físico para um plano espiritual mais puro. Essa é a cor do desprendimento, reflete todas as cores e as pessoas que o utilizam nas roupas podem fazê-lo para manter-se refrescadas sob o calor dos raios solares.

Pode-se dizer que a vida gira em torno das cores dando significado aos nossos sentimentos, emoções, saúde, alimentos, nosso trabalho, nossa personalidade. Em tudo vemos cor, talvez seja por isso que a natureza nos apresente tantos tons, infinitas possibilidades.

Referências:
Valcapelli – Cromoterapia e você, 4ª.edição , Editora Roka, 1998, 150 páginas, ISBN 857240953
Nunes, René – Dinâmica da Cromoterapia, 2ª.edição, Linha Gráfica Editora,1990, CDU 15993751153564
Nunes, René – Compêndio Científico da Cromoterapia, 4ª.edição, Brasília, 2001,LGE Editora, 412 páginas, ISBN 8572380620
Amber, Reuben – Cromoterapia – a Cura Através das Cores, Editora Cultrix, 1983,ISBN 9788531600975