Na educação infantil é importante propiciar aos alunos a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando à criança identificá-las.  A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas, e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.

Mas, afinal, o que é a cor? É a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. As cores só existem se pelo menos três componentes estiverem presentes: observador (visão), objeto e luz.

As cores estão presentes no mundo que nos cerca. Elas são um dos conceitos básicos que a criança precisa para se desenvolver. Além disso, também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa.

O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, estendendo-se por muitos anos.

Cores na aprendizagem

Despertar a atenção da criança para as cores dos objetos costumeiros, para os brinquedos, jogos e roupas é muito importante para que a aprendizagem seja estimulada e consolidada, pois dessa forma lúdica, o aprendizado acontece em todos os momentos e cada cor tem um efeito específico no cérebro de acordo com a percepção e a sensação.

Para estimular o cérebro a partir da aprendizagem das cores, existem diversas atividades que podem proporcionar um aprendizado divertido e efetivo. É possível explorar a contextualização e interdisciplinaridade através de projetos. As atividades devem ser contextualizadas, ou seja, dentro da vivência da criança, e interdisciplinares, abordando vários componentes curriculares (sem fragmentação de conteúdos) incluindo: artes visuais; linguagem escrita e oral; matemática; natureza e sociedade; música; corpo e movimento.

Os projetos podem auxiliar no desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e táteis através do reconhecimento da existência de formas e cores do mundo. Para tal, pode-se utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão através da produção de trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção e da modelagem. 

E MAIS…

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

► Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores que os cercam, desenhos na parede, roupas e sapatos dos alunos.

► Contar histórias que tratem do tema: “Bom dia todas as cores”, Quinteto Editorial; “Retalhinho Branco”, Editora Conquista; “As cores e os dias”, Editora Melhoramentos; “O Amor Tem Todas as Cores”, Ciranda Cultural; “As cores do Mundinho”, Difusão Cultural; “As Cores Malucas do Camaleão”, Ciranda Cultural; entre outros.

► Ouvir a música “Arco-Íris” e registrar com tinta de cores citadas na música. Em seguida, fazer um arco-íris, árvores, borboletas, carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.  Brincar com massinha nas cores do arco íris. 

► Apresentar os blocos lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem com as peças., sempre aproveitando para mencionar as cores e formas.

► Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as 
crianças as encontrem. Incentivá-las a descrever o nome e a cor. Pedir que colem 
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho. 

► Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela. 
► Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos 
coloridos.

► Observar a natureza e o sol e, em uma folha, pedir para desenhar o que foi observado, utilizando diferentes cores.  

► Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas 
coloridas (da piscina de bolinha), colocando todas as bolas em cima do lençol 
e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e  propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar. Registrar as cores das bolinhas montando mosaico com papéis coloridos picados.

► Realizar o dia da fruta: cada amigo deverá trazer a sua fruta preferida, antes de comer, deve contar o nome da fruta e qual a sua cor. Outra sugestão é fazer espetinho de frutas ou espetinho de verduras.

  • Curiosidade pelo desenho: Para aguçar a curiosidade, imaginação e criatividade, levando a criança a ter mais autoconfiança e autorrealização, pode-se pedir à criança que expresse o que sentiu, o que aprendeu, por meio da fala, de um gesto, de uma brincadeira ou de um desenho.