A Pró-Reitoria de Administração (ProAd) e a Unidade de Simulação de Saúde (USS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), divulgam a abertura do edital para credenciamento de pessoas físicas para atuarem como pacientes em simulações, durante atividades dos estudantes dos cursos da área da Saúde (Medicina, Enfermagem, Gerontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelas Internet.

Metodologia do programa

As situações serão simuladas no âmbito da USS, um laboratório didático de apoio educacional, que utiliza a simulação como estratégia ativa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, na área de atuação clínica.

A Unidade combina espaços/cenários que simulam as ocorrências reais da prática de cuidado à saúde (atenção básica, ambulatorial, hospitalar, centro cirúrgico e urgência e emergência) para o atendimento de pacientes padronizados e/ou a realização de procedimentos em manequins realísticos ou de habilidades, que são usados em todos os cursos da área da Saúde na UFSCar. 

A utilização de pacientes padronizados (atores que representam pacientes) permite que o aluno explore ações e saberes que abrangem o ser humano na sua dimensão psíquica, biológica e social.

Como será feita a seleção

Os inscritos serão recrutados de acordo com as solicitações das atividades, pelo perfil de idade, sexo, etnia e especificidades físicas relacionadas aos casos clínicos propostos.

Cada pessoa receberá o roteiro relatando o perfil do paciente, suas enfermidades e sintomas, dores, lesões, suas possíveis condições físicas, além de uma sequência de perguntas relacionadas ao caso para serem feitas aos futuros profissionais de Saúde.

As simulações podem ser presenciais ou remotas, a participação é remunerada, mas não implica nenhum vínculo empregatício com a UFSCar.

Acesse os canais para mais informações

Interessados em fazer o credenciamento devem preencher este formulário eletrônico (https://bit.ly/3uA7pKI), anexando os documentos necessários para comprovar os requisitos exigidos.

O edital completo pode ser acessado neste link (https://bit.ly/3tPzONW).