A História da Psicanálise, bem como a relação entre a clínica psicanalítica e os campos da Ciência, Literatura e Artes, estarão em pauta no Simpósio 70 Anos, promovido pela SBPSP – Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo para celebrar seu septuagésimo aniversário. 

Alguns participantes:

Entre os nomes que participarão estão o da psicanalista e historiadora francesa Élisabeth Roudinesco, considerada uma das maiores especialistas em história da psicanálise, transformou a complexa doutrina freudiana em matéria-prima para best-sellers, como a História da Psicanálise na França.

O encontro também contará com a presença de Adélia Bezerra de Meneses, doutora em Teoria Literária, dos filósofos Oswaldo Giacóia Júnior e Ricardo Fabbrini, e de psicanalistas da SBPSP: Carmen C. Mion, presidente da entidade, Dora Tognolli, Ana Maria Stucchi Vannucchi, Darcy Antonio Portolese, Glaucia Maria Ferreira Furtado, diretora regional, João Augusto Fraize-Pereira, diretor de cultura e comunidade, entre outros.

Palavra da Presidente:

“Penso ser fundamental sonhar a Psicanálise e a formação, buscá-las no mais profundo do ser, da própria experiência de vida, como o fizeram nossos pioneiros. Demora-se muito a perceber que a Sociedade Brasileira de Psicanálise é a soma de todos nós que a ela pertencemos – cada um dos membros, que ao longo dos anos e até hoje, traz consigo o seu sonho pessoal sobre a formação e a Psicanálise, e que, ao ingressar na Instituição, verá seu sonho evoluir para realidade ao se tornar um sonho compartilhado por muitos”, informa Carmen C. Mion, presidente da entidade.

Programação:

Mesa 1 – 9h15 às 11h10 

História da Psicanálise – Elisabeth Roudinesco

História da SBPSP – Carmen C. Mion

História do Instituto – Dora Tognolli

Mesa 2 – 11h15 às 12h55

Psicanálise e Literatura 

Adélia Bezerra de Meneses

Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho

Coordenadora: Glaucia Maria Ferreira Furtado

Mesa 3 – 14h30 às 16h10

Psicanálise e Ciência

Oswaldo Giacóia Junior

Elias Mallet da Rocha Barros

Coordenador: Darcy Antonio Portolese

Mesa 4 – 16h15 às 17h55

Psicanálise e Arte

Ricardo Fabbrini

Leopold Nosek 

Coordenador: João Augusto Frayze-Pereira

Informações complementares:

  • Data: 11 de setembro de 2021
  • Horário: das 9h15 às 17h55
  • Local: Totalmente online com transmissão via Zoom e tradução simultânea.
  • Inscrições pelo site da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (clique aqui)
  • Contato para mais informações: fabiana@sbpsp.org.br