O uso frequente de dispositivos como smartphones e tablets para acalmar crianças chateadas de 3 a 5 anos foi associado ao aumento da desregulação emocional em crianças, principalmente em meninos, de acordo com um estudo da Michigan Medicine no JAMA Pediatrics .

“Usar dispositivos móveis para acalmar uma criança pequena pode parecer uma ferramenta inofensiva e temporária para reduzir o estresse em casa, mas pode haver consequências de longo prazo se for uma estratégia calmante regular”, disse a principal autora Jenny Radesky, pediatra de desenvolvimento comportamental do Hospital Infantil CS Mott da Universidade de Michigan. “Particularmente na primeira infância, os dispositivos podem deslocar as oportunidades de desenvolvimento de métodos independentes e alternativos de autorregulação”.

Reatividade emocional

O estudo incluiu 422 pais e 422 crianças de 3 a 5 anos que participaram entre agosto de 2018 e janeiro de 2020, antes do início da pandemia de Covid-19. Os pesquisadores analisaram as respostas dos pais e cuidadores à frequência com que usaram dispositivos como uma ferramenta calmante e associações a sintomas de reatividade emocional ou desregulação durante um período de seis meses.

Sinais de aumento da desregulação podem incluir mudanças rápidas entre tristeza e excitação, uma mudança repentina de humor ou sentimentos e impulsividade aumentada. Os resultados sugerem que a associação entre dispositivos calmantes e consequências emocionais foi particularmente alta entre meninos e crianças que já podem experimentar hiperatividade, impulsividade e um temperamento forte que os torna mais propensos a reagir intensamente a sentimentos como raiva, frustração e tristeza.

“Nossas descobertas sugerem que o uso de dispositivos como forma de apaziguar crianças agitadas pode ser especialmente problemático para aquelas que já lutam com habilidades de enfrentamento emocional”, disse Radesky.

Acessos de raiva

Ela observa que o período da pré-escola ao jardim de infância é um estágio de desenvolvimento em que as crianças podem ter maior probabilidade de exibir comportamentos difíceis, como acessos de raiva, desafio e emoções intensas. Isso pode tornar ainda mais tentador usar dispositivos como estratégia parental. “Os cuidadores podem experimentar alívio imediato do uso de dispositivos se reduzirem de forma rápida e eficaz os comportamentos negativos e desafiadores das crianças”, diz Radesky. “Isso é gratificante para pais e filhos e pode motivá-los a manter esse ciclo.

“O hábito de usar dispositivos para lidar com comportamentos difíceis se fortalece com o tempo, à medida que as demandas da mídia infantil também se fortalecem. Quanto mais os dispositivos são usados, menos prática as crianças – e seus pais – conseguem para usar outras estratégias de enfrentamento”.

Regulação emocional

Métodos calmantes alternativos podem ajudar a desenvolver habilidades de regulação emocional.

O uso ocasional de mídia para ocupar as crianças seja esperado e realista, é importante que não se torne uma ferramenta calmante primária ou regular.

Entre as soluções, Radesky recomenda quando os pais são tentados a recorrer a um dispositivo.

  • Técnicas sensoriais: as crianças pequenas têm seus próprios perfis únicos de quais tipos de informações sensoriais as acalmam. Isso pode incluir balançar, abraçar ou pressionar, pular em um trampolim, espremer massa nas mãos, ouvir música ou olhar para um livro ou frasco de brilho. Se você perceber que seu filho está ficando impaciente, canalize essa energia em movimentos corporais ou abordagens sensoriais.
  • Nomeie a emoção e o que fazer a respeito: quando os pais rotulam o que acham que seu filho está sentindo, ambos ajudam a criança a conectar a linguagem aos estados de sentimento, mas também mostram à criança que eles são compreendidos. Quanto mais os pais ficarem calmos, eles poderão mostrar às crianças que as emoções são “mencionáveis ​​e administráveis”, como costumava dizer Mister Rogers.
  • Use zonas coloridas: quando as crianças são pequenas, elas têm dificuldade em pensar em conceitos abstratos e complicados, como emoções. As zonas de cores (azul para entediado, verde para calmo, amarelo para ansioso/agitado, vermelho para explosivo) são mais fáceis de entender para as crianças e podem ser transformadas em um guia visual mantido na geladeira e ajudam as crianças a pintar uma imagem mental de como seu cérebro e corpo estão sentindo. Os pais podem usar essas zonas coloridas em momentos desafiadores (“você está ficando na zona amarela – o que você pode fazer para voltar ao verde?”)
  • Ofereça comportamentos de substituição: as crianças podem mostrar alguns comportamentos bastante negativos quando estão chateadas, e é um instinto normal querer que isso pare. Mas esses comportamentos estão comunicando emoções – portanto, as crianças podem aprender um comportamento substituto mais seguro ou de solução de problemas. Isso pode incluir o ensino de uma estratégia sensorial (“bater machuca as pessoas; você pode bater neste travesseiro”) ou uma comunicação mais clara (“se você quer minha atenção, apenas bata no meu braço e diga ‘com licença, mãe'”).

Os pais também podem evitar acessos de raiva relacionados à tecnologia definindo cronômetros, dando às crianças expectativas claras de quando e onde os dispositivos podem ser usados ​​e usando aplicativos ou serviços de vídeo que tenham pontos de parada claros e não apenas reproduzam automaticamente ou deixem a criança continuar rolando .

Enfrentamento emocional

“Quando as crianças estão calmas, os cuidadores também têm a oportunidade de ensinar habilidades de enfrentamento emocional”, diz Radesky. Por exemplo, eles podem conversar com eles sobre como seu bichinho de pelúcia favorito pode estar se sentindo e como eles lidam com suas grandes emoções e se acalmam. Esse tipo de discussão lúdica usa a linguagem das crianças e ressoa com elas.

“Todas essas soluções ajudam as crianças a se entenderem melhor e a se sentirem mais competentes para administrar seus sentimentos”, disse Radesky. “É preciso repetição por parte de um cuidador que também precisa manter a calma e não reagir exageradamente às emoções da criança, mas ajuda a desenvolver habilidades de regulação emocional que duram a vida toda. “Em contraste, usar um distrator como um dispositivo móvel não ensina uma habilidade – apenas distrai a criança de como ela está se sentindo. As crianças que não desenvolvem essas habilidades na primeira infância têm maior probabilidade de lutar quando estressadas na escola ou com colegas à medida que envelhecem.”