Atualmente, ganha força em todas as áreas das ciências médicas, antropológicas, psicológicas, filosóficas. Reconhecida como doença crônica, causando sérios problemas, tanto emocionais, psíquicos e comportamentais.

Estima-se que entre 3/5, pessoas, têm ou poderão manifestar sintomas, moderados, para agudos. Há muitas pesquisas que afirmam que não há um único motivo que gera o quadro depressivo, e sim, abrange muitos fatores.

O artigo, desenvolve a compreensão e interpretação, para mostrar que através da análise é possível sim, a cura, mesmo no estado crônico. Para viver bem, feliz e realizado, é necessário cuidar da Saúde Mental.

Dor e sofrimento

Ao falar da Dor, o corpo e a mente, como Consciência, fortalece o organismo para lutar de modo Consciente, equilibrado e inteligente diante desta patologia.

Sigmund Freud, comparou a depressão ao luto, de tão intensa e agressiva. As vítimas sentem-se que a vida, parou no tempo, não há passado, presente ou futuro, tudo parece estar incerto, como névoa, não conseguem ver além da própria dor. Não existe idade, sexo ou condição social, todos podem passar por esta doença.

O corpo sofre e grita com a carga de energias negativas que recebe, gerando transtorno e modificações, em todo o organismo.

Há muitos sintomas que podemos atribuir. Falta de sono, apetite, perda do sentido da vida, desmotivação, desprezo, falta de amor próprio, desequilíbrio mental e emocional, dores crônicas, crises de ansiedade ou de pânico.

O corpo somatiza, ao qual sofre muito com todas estas cargas agressivas. A pessoa sente-se desmotivada, desvalorizada, não consegue ter forças para lutar contra sentimentos de tristeza, impotência, desesperança, vazio existencial, nada há motiva, o prazer prevalece em sentir Dor e Sofrimento.

Perda do sentido da vida

A perda do sentido da vida, são os primeiros sinais e sintomas que aparecem como mais graves e preocupantes. Tornando-se escrava das emoções negativas, pensamentos e sentimentos fortalecem a demanda. Os pensamentos são de pavor e pânico, pois o corpo em alerta, defesa, motivos aos quais, muitos não conseguem dormir ou relaxar.

A causa, da origem é mais precoce do que atual. Como Psicanalista, percebo, que os casos de depressão estão conectados a um forte investimento de Dor ou Sofrimento. Acrescentando ser Trauma, ocasionada na gestação ou do período de latência ou fase da criança. Muitos acreditam que possa estar vinculada a fatores mais tardios, contudo, não há vazão.

A cura parte da fala. Falar do seu estado emocional, dos sentimentos, da dor, é o caminho para se libertar desta patologia. “Pessoas deprimidas encaram a comida e o sexo com cansada indiferença. Em situações sociais, sentem-se desconectadas.

Não entendem claramente o que os outros estão dizendo e não sabem expressar como se sentem” (CHOPRA, 2014, p. 72). Essa desconexão com a realidade, o afastamento e o isolamento são os pressupostos para buscar ajuda, na terapia.

 As causas agressivas no cérebro

O cérebro envolve-se em todos os sintomas que se manifestam no corpo. René Descartes, ao separar mente e corpo, priorizou somente o lado racional, reprimindo as emoções. Contudo, sabemos que há conexão intensa entre ambos. Tudo o que a mente sente se manifesta no corpo.

No caso da depressão, o organismo sofre e agoniza, como também o cérebro. Cada vez que o gatilho do sintoma é acionado, o cérebro se ‘acostuma’, fixando-o como veracidade. Deste modo, fixa-se neste processo, manifestando emoções desenfreadas aumentando a tensão de distúrbio de humor e comportamento.

Pessoas com depressão há anos, exprimem dificuldades em identificar quando e como os sintomas iniciaram. Não podemos focar numa única causa, e sim, há múltiplas situações que acionaram a patologia.

O cérebro se acostuma com toda essa carga, perdendo força e capacidade. Lembrando, que o depressivo tem lapsos de memórias, dificuldades em aprender ou guardar informações, como também, há lacunas nas lembranças curtas ou longas.

Ao falar deste transtorno, com a ajuda da análise, o cérebro muda, ocorrendo melhoras significativas, mais intensas do que o uso de medicamentos.

Recuperação gradual

A recuperação é gradual, autentica nas evoluções que vão se processando. Acontecimentos externos, podem influenciar no agravante da depressão, contudo, a necessidade de buscar a causa e sua origem.

Como doença silenciosa, seus sintomas aparecem de vários modos, alguns são praticamente poucos percebidos (invisíveis), o caso de suicídio, aos quais, surpreende familiares, amigos, pois não observaram a demanda.

O depressivo pode expressar um sorriso no rosto, rir, brincar, contudo, em seu interior, grita e agoniza por ajuda. Há casos sim, que se manifestam sinais, sendo percebidos, contudo, os mais intensos são silenciosos e obscuros. Falar é um modo de curar as feridas mais sombrias e doloridas.

Quando a causa emocional é corrigida, automaticamente, começam a aparecer os primeiros sinais de melhoras.

E MAIS…

Enfrentamento e apoio psicológico

O depressivo realça a reação seguinte, isto é, enfrentando um novo evento (estresse, sofrimento, perda), reforçando e fortalecendo a patologia.

Essa doença silenciosa, esconde os horrores, as dores os sofrimentos, de quem procura enfrentar, muitos reprimem, ou negam, contudo, a demanda é muito mais intensa. Sentem-se tristes, mesmo com boas notícias, acontecimentos alegres e conquistas.

Nada lhes agrada, tudo parece ser uma névoa sem horizontes. Pesquisas mostram que as mesmas áreas que excitam com o uso do medicamento, a análise causa um efeito mais tranqüilizador, promovendo o equilíbrio, a cura e o bem estar.

Falar é um modo de olhar com consciência para a sua Dor, enfrentá-la com inteligência e integridade.

Pessoas que conseguem buscar ajuda na análise, o cérebro muda promovendo equilíbrio, bem estar e bons pensamentos, capacidade de enfrentar com vitalidade e energias positivas.

Por isso, a necessidade de abarbar o problema prontamente, enquanto procrastinar, mais vai se submeter-se a essa doença.

Referência
CHOPRA, Deepak, TANZI, E. Rudolph. Super Cérebro: Como Expandir o Poder Transformador da sua Mente. São Paulo: Alaúde, 2014.