Avaliação neuropsicológica forense é tema de curso no formato EAD da Vetor Editora. Aborda-se nessa temática quais as demandas que requerem uma avaliação neuropsicológica forense, para comprovar capacidade de atuar nos contextos da vida diária, quais as implicações da avaliação junto à área do direito e como se dá o processo da avaliação e as diferenças diante da avaliação psicológica clínica.

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de graduação a partir do sétimo semestre.

Objetivos

Entender o processo de avaliação neuropsicológica forense e suas diferenças quanto à avaliação psicológica clínica. Estudo dos processos cognitivos e emocionais por meio dos conhecimentos em neuropsicologia a fim de atender os quesitos judiciais. Implicações e questões judiciais envolvidas. Estudo de casos.

Ministrante

Antonio de Pádua Serafim (CRP 06/39832), graduado em psicologia – UFPB (1992); mestre em neurociências e comportamento pelo Instituto de Psicologia (IPUSP, 1999); doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005); especializado em psicologia hospitalar pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP (1994).

Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Membro do GT ANPEPP Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Área de pesquisa: Saúde Mental e Violência, Personalidade, Psicologia e Neuropsicologia Cínica e Forense. Bolsista Produtividade – CNPq.

Conteúdo Programático

Módulo I

Introdução – O que é avaliação neuropsicológica forense, suas implicações e como se diferencia de outras avaliações. No módulo de introdução, serão abordadas as demandas e os contextos da avaliação neuropsicológica forense, suas implicações e propostas de intervenção.

Módulo II

A perícia neuropsicológica – processo de perícia, personagens, técnicas e conhecimentos necessários. No segundo módulo, abordam-se o que é perícia na saúde mental e seus objetivos, diferenciando-se da avaliação clínica. Quais as determinações legais, os personagens desse momento e as técnicas utilizadas. Conhecimentos necessários por parte do psicólogo perito, os passos do processo e a resposta aos quesitos.

Módulo III

Casos – No terceiro e último módulo, serão apresentados diversos casos que melhor esclarecerão o papel e a importância da avaliação neuropsicológica forense.

Acesse mais informações aqui.