Descobertas anteriores, explicaram os pesquisadores, sugeriram que as pessoas com depressão podem ser mais propensas a perceber o feedback positivo como falta de credibilidade, fazendo com que mantenham baixas expectativas de eventos futuros. O trabalho de Kube e colegas indica que, embora as pessoas com depressão possam, de fato, perceber o feedback positivo relacionado a uma experiência específica como confiável, é menos provável que generalizem esse feedback como um indicador de sucesso futuro.

“Nossos resultados sugerem que pessoas com depressão usam feedback positivo para atualizar suas expectativas em uma tarefa específica, mas têm dificuldade em generalizar essa experiência positiva de aprendizado”, escreveram Kube e colegas. “Pessoas com sintomas aumentados de depressão tendiam a considerar o feedback positivo como uma exceção.”

Feedback positivo

No primeiro de dois estudos, os pesquisadores se concentraram em como pessoas com e sem depressão usavam feedback positivo para atualizar suas expectativas relacionadas ao desempenho futuro. Todos os 379 participantes – 200 dos quais relataram sentir pelo menos sintomas leves de depressão – completaram um teste desafiador de inteligência emocional. O teste, que envolvia o uso da empatia para identificar corretamente a reação emocional de outra pessoa a uma situação hipotética, foi escolhido porque os participantes se esforçaram para avaliar com precisão seu desempenho. 

Os participantes relataram como esperavam se sair naquele teste e como poderiam se sair em tarefas semelhantes antes de completá-lo. Eles então receberam aleatoriamente um feedback leve, claro ou extremamente positivo, colocando-os entre os 50%, 10% ou 1% dos participantes, independentemente de seu desempenho real. Depois de receber feedback, eles relataram como eles esperariam se fizessem aquele teste específico novamente e, de forma mais geral, em tarefas relacionadas.

Desempenho futuro

Em todas as três condições, os participantes com e sem sintomas de depressão atualizaram suas expectativas para aquele teste específico em proporção ao quão positivo foi seu feedback. No entanto, apenas os participantes sem sintomas de depressão atualizaram suas expectativas gerais para o desempenho futuro, enquanto aqueles com sintomas de depressão mantiveram suas expectativas gerais baixas, independentemente do feedback. “Os participantes com níveis elevados de depressão consideraram seu feedback positivo uma exceção e não a regra (sem questionar sua credibilidade) … impedindo-os de atualizar suas expectativas de desempenho generalizadas”, escreveram Kube e colegas, acrescentando que essa descoberta não aumentou o nível de significância estatística.

No segundo estudo, Kube e colegas focaram nas expectativas sociais. Duzentos e noventa e dois participantes – 59% dos quais relataram pelo menos sintomas leves de depressão – foram solicitados a imaginar que haviam aceitado um convite para participar de uma festa organizada por um amigo da escola. A festa contaria com a presença de três conhecidos com quem o participante mantinha uma relação desconfortável. 

Ponto de inflexão

Os participantes relataram suas expectativas sociais antes e depois de receber feedback positivo sobre conversas hipotéticas com cada um dos três conhecidos. As conversas foram descritas como variando de conversas educadas e amigáveis ​​(ligeiramente positivas) a trocas mais profundas em que o conhecido fazia perguntas calorosas sobre a vida do participante (claramente positivas) ou conversas demonstrando um grau de proximidade que contradizia seu relacionamento anteriormente desconfortável (extremamente positivo).

Ao contrário do estudo anterior, os participantes de ambos os grupos pareciam atualizar suas expectativas mais em resposta ao feedback claramente positivo do que ao feedback extremamente positivo. Embora essas descobertas não tenham atingido o nível de significância estatística, pesquisas futuras podem examinar mais de perto se existe um “ponto de inflexão” no qual mesmo pessoas sem depressão começam a perceber elogios brilhantes.

Diferenças estatísticas

Além disso, os participantes com e sem depressão relataram perceber o feedback claramente positivo como mais confiável. No entanto, os participantes com sintomas de depressão consideraram o feedback positivo de qualquer tipo menos confiável do que os participantes sem sintomas. Eles também tinham expectativas mais negativas para suas interações com conhecidos antes e depois de receber feedback, embora não demonstrassem diferenças estatisticamente significativas na força de suas respostas ao feedback positivo. 

“Participantes com níveis elevados de depressão tinham expectativas gerais mais negativas para interações sociais do que pessoas sem sintomas depressivos”, escreveram Kube e colegas. Isso sugere que as pessoas com sintomas de depressão são mais imunizadas cognitivamente contra a atualização de suas expectativas, mas será necessário trabalho adicional para determinar por que suas expectativas para o futuro permanecem tão baixas.

Trabalhos futuros podem ajudar a esclarecer essas descobertas comparando pacientes que foram formalmente diagnosticados com depressão com um grupo de controle saudável, observaram Kube e colegas.