Relatos de experiências de quase morte – com contos de luz branca, visitas de entes queridos que partiram, ouvir vozes, entre outros atributos – capturam nossa imaginação e estão profundamente enraizados em nossa paisagem cultural.

O fato de esses relatos compartilharem tantos elementos comuns levanta a questão de saber se há algo fundamentalmente real por trás deles – e que aqueles que conseguiram sobreviver à morte estão fornecendo vislumbres de uma consciência que não desaparece completamente, mesmo depois que o coração para.

Cérebro disfuncional

O estudo, liderado por Jimo Borjigin, Ph.D., professor associado do Departamento de Fisiologia Molecular e Integrativa e do Departamento de Neurologia e sua equipe, é uma continuação de estudos em animais conduzidos há quase dez anos em colaboração com George Mashour , MD, Ph.D., diretor fundador do Michigan Center for Consciousness Science. Assinaturas semelhantes de ativação gama foram registradas nos cérebros moribundos de animais e humanos após uma perda de oxigênio logo depois de uma parada cardíaca.

“Como a experiência vívida pode emergir de um cérebro disfuncional durante o processo de morte é um paradoxo neurocientífico. O Dr. Borjigin liderou um estudo importante que ajuda a lançar luz sobre os mecanismos neurofisiológicos subjacentes”, disse Mashour.

A equipe identificou quatro pacientes que faleceram devido a parada cardíaca no hospital enquanto estavam sob monitoramento de EEG. Todos os quatro pacientes estavam em coma e sem resposta. No final das contas, eles estavam determinados a não receber ajuda médica e, com a permissão de suas famílias, foram removidos dos aparelhos de suporte de vida.

Atividade de onda gama

Após a remoção do suporte ventilatório, dois dos pacientes apresentaram aumento da frequência cardíaca, juntamente com um surto de atividade de onda gama, considerada a atividade cerebral mais rápida e associada à consciência.

Além disso, a atividade foi detectada na chamada zona quente de correlatos neurais da consciência no cérebro, a junção entre os lobos temporal, parietal e occipital na parte posterior do cérebro. Esta área tem sido correlacionada com sonhos, alucinações visuais na epilepsia e estados alterados de consciência em outros estudos cerebrais.

“Esses dois pacientes tiveram relatos anteriores de convulsões, mas nenhuma convulsão durante a hora antes de suas mortes”, explicou Nusha Mihaylova, MD, Ph.D., professora clínica associada do Departamento de Neurologia que colabora com o Dr. Borjigin, desde 2015, coletando dados de EEG de pacientes falecidos sob cuidados na UTI. “Os outros dois pacientes não apresentaram o mesmo aumento na frequência cardíaca após a remoção do suporte de vida, nem tiveram aumento da atividade cerebral.”

Assinaturas neurais

Devido ao pequeno tamanho da amostra, os autores advertem contra fazer qualquer declaração global sobre as implicações dos resultados. Eles também observam que é impossível saber neste estudo o que os pacientes experimentaram porque não sobreviveram.

“Não podemos fazer correlações das assinaturas neurais de consciência observadas com uma experiência correspondente nos mesmos pacientes neste estudo. No entanto, as descobertas observadas são definitivamente empolgantes e fornecem uma nova estrutura para nossa compreensão da consciência encoberta em humanos moribundos, ” ela disse.

Estudos maiores e multicêntricos, incluindo pacientes de UTI monitorados por EEG que sobrevivem à parada cardíaca, podem fornecer dados muito necessários para determinar se essas explosões na atividade gama são ou não evidências de consciência oculta mesmo perto da morte.