A ACT pode ser aplicada na clínica de infância e adolescência (quais os diferenciais da clínica adulta)? E para pacientes com TDAH?

Com toda certeza pode ser aplicada na clínica de infância e adolescência. Há muitos terapeutas hoje no Brasil que trabalham com a terapia de aceitação e compromisso (ACT, pronunciada como uma palavra única, do inglês acceptance and commitment therapy) na infância e adolescência com muita maestria e competência. E os diferenciais para a clínica do adulto estão somente na forma de utilizar as metáforas e os exercícios. Com os adultos, é possível explicar de uma forma mais racional, mais didática. Com crianças e adolescentes, a gente vai brincando, jogando, lendo livros e fazendo metáforas e exercícios de uma forma mais lúdica.

A ACT também tem muita eficácia no tratamento terapêutico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), por meio das práticas de aceitação e de desfusão, principalmente com os pensamentos. Trabalha-se o déficit de atenção através do mindfulness principalmente: a pessoa se observar, prestar atenção nos pensamentos, para ter foco.

E o mindfulness é trabalhado com pessoas com TDAH principalmente nas práticas informais do dia a dia, em que não precisam estar sentadas e com os olhos fechados, meditando. Porque elas dificilmente ficam muito tempo parados prestando atenção numa âncora só.