O estudo, publicado no Journal of Psychiatric Research e financiado pela British Academy e pelo Leverhulme Trust , descobriu que uma em cada cinco pessoas com TDAH exibiu níveis clinicamente significativos de acumulação, indicando que pode haver uma população oculta de adultos lutando com a acumulação e sua consequências.

O Transtorno de Acumulação é uma condição reconhecida que envolve acúmulo excessivo, dificuldades de descarte e desordem excessiva. O transtorno pode levar a angústia ou dificuldades na vida cotidiana e pode contribuir para a depressão e a ansiedade.

Sintomas significativos

Pesquisas anteriores sobre o transtorno de acumulação se concentraram principalmente em mulheres mais velhas que se identificam como acumuladoras e procuraram ajuda mais tarde na vida. Este novo estudo da Anglia Ruskin University (ARU), recrutou 88 participantes de uma clínica de TDAH para adultos administrada pela Cambridge and Peterborough NHS Foundation Trust.

O estudo descobriu que 19% desse grupo de TDAH apresentava sintomas de acumulação clinicamente significativos, estava em média na faixa dos 30 anos e havia uma divisão igual de gênero. Entre os 81% restantes, os pesquisadores encontraram maior gravidade do acúmulo, mas não em um grau que prejudicou significativamente suas vidas, em comparação com o grupo de controle do estudo.

Níveis de acumulação

Os pesquisadores fizeram as mesmas perguntas, sobre sintomas de TDAH e impulsividade, níveis de acumulação e desordem, gravidade obsessivo-compulsiva, perfeccionismo, depressão, ansiedade e função cotidiana, em um grupo semelhante de 90 adultos da população geral, sem TDAH. Encontrou apenas 2% deste grupo de controle que exibiu sintomas de acumulação clinicamente significativos.

Eles então replicaram isso com uma amostra online maior de 220 adultos do Reino Unido para ver se padrões semelhantes foram encontrados e, da mesma forma, apenas 3% desse grupo exibiu sintomas.

Maior conscientização

As descobertas indicam que o Transtorno de Acumulação deve ser avaliado rotineiramente em indivíduos com TDAH, pois eles normalmente não revelam dificuldades associadas, apesar de potencialmente prejudicarem suas vidas cotidianas. A maior conscientização entre médicos e pessoas com TDAH sobre a ligação do transtorno e acumulação também pode levar a um gerenciamento mais eficaz a longo prazo, pois o acúmulo geralmente piora gradualmente com o tempo.