“A desregulação emocional é um construto que só recentemente começou a ser estudado no contexto da saúde mental, apesar das emoções desempenharem um papel tão importante no nosso dia-a-dia”, diz Arela Agako, residente de psicologia da Universidade McMaster, no Canadá. e principal autor da pesquisa.

Os pesquisadores realizaram uma revisão abrangente da literatura sobre o tema da desregulação emocional, e descobriram que pesquisas anteriores se unem em torno de cinco grandes temas: ativação cerebral, fisiologia, cognição, comportamento e experiência individual.

Como as emoções são sentidas

“Podemos tirar algumas conclusões da sobreposição entre todas as diferentes teorias que tentam definir emoções e desregulação emocional”, diz Agako. “Por exemplo, no caso do medo, nossa amígdala é ativada (ativação cerebral), notamos muitas mudanças em nosso corpo, como aumento da frequência cardíaca (fisiologia), podemos notar pensamentos relacionados ao perigo (cognição), podemos ter um desejo de fugir (comportamento), e também podemos ter diferentes maneiras de descrever essa experiência (experimental)”.

Compreender como as emoções são sentidas e processadas pode ajudar pesquisadores e médicos a diagnosticar e tratar problemas emocionais.

Sofrimento significativo

De acordo com os pesquisadores, a desregulação emocional se torna problemática quando causa sofrimento significativo ou começa a interferir na capacidade de lidar com suas responsabilidades diárias.

“Se essas situações estão acontecendo apenas algumas vezes, geralmente não nos causa muitos problemas”, diz Agako. “No entanto, se constantemente tivermos problemas para controlar o medo, porque é muito intenso ou ficamos presos na tristeza por dias ou semanas, talvez precisemos procurar ajuda para aprender mais estratégias sobre como gerenciar emoções de maneira útil”.

E MAIS…

Manter as emoções sob controle

Os autores oferecem algumas dicas para pessoas que lutam para manter suas emoções sob controle. Por exemplo:

  • Arranjar tempo para a emoção, de preferência num ambiente confortável e onde possa dedicar alguns minutos a ela sem ser interrompido.
  • Percebendo precisamente como é a emoção em seu corpo.
  • Tentando nomear a emoção.
  • Refletindo se a emoção foi justificada pela situação ou se veio de outro lugar.
  • Se a emoção for justificada, pergunte-se o que a emoção está lhe dizendo que você precisa naquele momento. É encontrar apoio social, descobrir uma maneira de sair de uma situação perigosa, pedir desculpas a alguém, praticar a autocompaixão ou outra coisa?
  • Se a emoção não for justificada, pergunte a si mesmo se há outra maneira de pensar sobre a situação ou o que você poderia dizer a um amigo que está na mesma situação.