O livro ‘As chaves para controlar a raiva e resolver problemas’ conta a história de Henrique, um menino que tem explosões de raiva constantes e dificuldade para controlar impulsos e resolver problemas. Diante disso, os pais decidem levá-lo à psicoterapia, na qual ele aprende sobre suas emoções e como regular a intensidade delas. Também descobre como identificar situações que desencadeiam a agressividade e, principalmente, como resolver problemas simples ou complexos.

A obra, de autoria da psicóloga Ariádny Abbud, psicoeduca sobre as emoções e conta com atividades que auxiliam a garotada a identificar situações que desencadeiam a raiva. Além disso, traz ações que ajudam na regulação emocional e ensina passo a passo uma técnica simples de resolução de problemas.

Direcionado ao uso clínico com crianças a partir de 7 anos, o conteúdo é elaborado para ser lido em etapas, e o terapeuta deve colocar em prática com o paciente as atividades propostas, criando, a partir dos anexos, lembretes visuais que auxiliam na generalização do aprendizado e na prevenção à recaída.

Sobre a autora

Psicóloga clínica de crianças e apaixonada pela psicologia infantil. Professora, especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) infantil e em avaliação psicológica. Proprietária da Lúdica Psicologia e sócia do Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil (Inpi). Coordenadora da pós-graduação em TCC infantil na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ministra cursos e orienta grupos de estudos focados no tratamento baseado em evidências. Autora de livros infantis e jogos terapêuticos.

Ficha técnica

Título: As chaves para controlar a raiva e resolver problemas

Autora: Ariádny Abbud

Editora: Sinopsys

Páginas: 32