A Constelação Familiar Sistêmica muitos já conhecem, mas você sabia que é possível constelar uma empresa? A empresa também forma um sistema regido pelas 3 leis sistêmicas que o alemão Bert Hellinger (quem desenvolveu o método) interpretou:

– Lei do pertencimento: todos tem o direito de pertencer a empresa, porém na Constelação Organizacional, pertencer é uma escolha e é temporária.

– Lei da Hierarquia: o funcionário mais novo deve respeitar o mais velho, mesmo que ocupe um cargo superior.

– Lei do equilíbrio entre dar e tomar: é importante que os funcionários sejam remunerados de forma justa, que os impostos sejam pagos corretamente, para haver um equilíbrio.

Trabalho em equipe

Essas leis sistêmicas ocultas, atuam diretamente nas empresas, determinando e influenciando na saúde, organização e prosperidade das empresas. A Constelação é uma ferramenta poderosa que ajuda a identificar dificuldades, visualizar possíveis soluções, planejar novas estratégia e tomar decisões importantes. Tem sido aplicada mundialmente para auxiliar consultorias de empresas no desenvolvimento de trabalho em equipe, visando minimizar impedimentos que possam levar a diminuição da performance, criatividade e desequilíbrio no clima organizacional.

É importante lembrar que grande parte das empresas são familiares, e carregam uma bagagem emocional enorme, cada membro traz sua história, suas cicatrizes, sua visão e seus emaranhamentos. Isto porque cada grupo de pessoas é um sistema, e sistemas são formados por indivíduos que interagem e se influenciam mutuamente, de forma consciente e também inconsciente. Da mesma forma, as organizações são sistemas compostos por indivíduos que se agrupam por um objetivo comum, formando um subsistema, que também se divide em sistemas menores, como suas áreas funcionais: fundador, presidência, diretoria, financeiro, recursos humanos, marketing, vendas, compras, limpeza, parceiros etc. Dentro de um sistema todos se influenciam, mesmo sem que haja contato direto ou intenção de influenciar, ou receber influência, estão todos conectados através do mesmo campo e propósito. Dessa forma, não é possível olhar somente um indivíduo e sim para a interação entre todos que fazem parte do sistema empresarial.

A hierarquia emocional

O fundador é considerado o coração da empresa, o idealizador, a pessoa que desenvolveu os ideais e objetivos, não necessariamente o investidor, mas o criador, é nessa raiz que contém a identidade, a origem e a alma dessa empresa. Sempre que fizermos uma Constelação Organizacional, primeiramente temos que levar em consideração o fundador, e verificar se a empresa ainda segue as tradições, se tem os mesmos objetivos iniciais, se segue os mesmos ideais da fundação. Quando isso não ocorre pode haver problemas na organização.

A Constelação Sistêmica Organizacional permite reorganizar atitudes, comportamentos e práticas que auxiliam no desempenho, harmonia e sucesso da empresa, tornando o ambiente mais produtivo, apoiando líderes que tem a missão de construir, guiar e desenvolver organizações.

Antes de realizar uma Constelação Organizacional é importante reunir o maior número de dados possível, pois a história da empresa, dos sócios fundadores, do terreno e dos ideais, é extremamente essencial para o trabalho. Começando com o nome da empresa, contrato social, o terreno onde a empresa se localiza, como foi feita a capitação financeira inicial, quem é o idealizador, qual a filosofia inicial dessa empresa, como funciona a política, como os funcionários são tratados.

Na prática

É feito um workshop com algumas pessoas, que representarão as áreas dessa empresa, ou mesmo os integrantes dessa empresa, inclusive os que já faleceram podem aparecer no trabalho. Eu particularmente gosto de fazer esse trabalho dentro da empresa, captando a energia do lugar em questão, mas também pode ser feito em local neutro. A presença do dono da empresa, fundador, diretores e chefes das principais áreas é essencial.

Recentemente facilitei uma Constelação Organizacional dentro de uma empresa, que passava por sérios problemas financeiros, tendo que fazer vários empréstimos para sobreviver. Um dos sócios me contatou e explicou a situação. Ele era o idealizador da empresa, foi ele quem teve a ideia, estudou o negócio e chamou mais 3 irmãos para compor a sociedade junto com o marido de uma das irmãs, que já tinha experiência no ramo. Eles montaram a empresa, cada um investiu o que tinha disponível e a empresa decolou de maneira impressionante. Eles fizeram um acordo que nos 3 primeiros anos da empresa não fariam retiradas altas e iriam reinvestir o dinheiro na empresa. Assim foi feito por um período, mas uma das irmãs e seu marido acharam que trabalhavam mais que os outro e queriam uma parte maior dos lucros e assim começaram as divergências.

A empresa expandiu tanto que eles alugaram um espaço muito maior e no meio dessa transição a irmã, junto com o marido, saíram da empresa, levando alguns clientes importantes, montando uma concorrente, que prospera até hoje. Mas deixou a empresa em uma situação catastrófica, causando uma fissura não só no sistema da empresa, mas também no sistema familiar, ocasionando um rompimento nas relações familiares por anos. Durante esses anos houve muitas brigas familiares, judiciais e a empresa afundando cada vez mais. E por mais que os irmãos remanescentes tentassem de todas as formas levantar a empresa, nada dava certo. Conversando com meu cliente, percebi que havia uma grande mágoa da irmã, mesmo ele repetindo que havia a perdoado, e que eles já se relacionavam há anos, senti que aquilo não vinha da alma.

Realizamos a Constelação em grupo dentro da empresa, onde pude sentir um pouco da energia que estava impedindo essa empresa de prosperar, e realmente faltava o perdão sincero do irmão. A representante da irmã chorava muito, e não entendia o porque havia tomado aquela atitude, o irmão no início resistente, se deixou levar pelo fluxo de amor e a perdoou, causando uma estabilidade no sistema. O representante da empresa antes enfraquecido, caído no chão, se levantou, reverenciou todas as áreas da empresa, e ficou grande e forte ao lado dos sócios. Alguns meses depois recebi a notícia de que a empresa passou por uma reestruturação, novos clientes apareceram e a situação econômica melhorou bastante. Mas o que me chamou atenção, foi a atitude positiva do irmão fundador, a maneira como ele se apaixonou pela empresa novamente, como os olhos brilhavam e a força com a qual ele tomou as rédeas novamente.

Técnicas para prosperidade

No trabalho de Constelação não usamos a palavra perdão, pois coloca o perdoado em uma posição muito inferior, trazendo desequilíbrio ao sistema, costumamos usar a frase: eu sinto muito.

Outro caso interessante, foi dentro do consultório de uma psicóloga, que acabava de montar sua sala em um prédio comercial. Abrimos uma Constelação para ajudar na prosperidade. O primeiro representante assumiu a papel do construtor do prédio, que tinha um emaranhamento grande no seu sistema, foi necessário olhar primeiro para esse sistema e só depois para o sistema da cliente.

Empresas que trabalham com materiais prejudiciais à saúde como: armas, cigarros, bebidas alcóolicas etc., tendem a ter muitos problemas, conflitos entre os sócios, sucessores, pois agridem a humanidade e uma hora ou outra a lei do equilíbrio age.

O objetivo principal da Constelação Organizacional é harmonizar a relação entre os profissionais, identificar e eliminar problemas, gerando autoconsciência na equipe para melhor os resultados.

E MAIS…

Alguns dos temas mais abordados em Constelação Organizacional

– Conflitos profissionais entre chefes, subordinados, sócios, parceiros;

– Dificuldade financeira, diminuição nas vendas;

– Testar efetividade de novos projetos, novos produtos, novos cenários;

– Dificuldade em liderar;

– Analisar, identificar e corrigir problemas em departamentos;

– Auxiliar no processo de seleção de funcionários;

– Processo de sucessão da diretoria, herdeiros;

– Analisar entrada de novos sócios, investimentos e fusões;

– Quais bloqueios impedem o sucesso da empresa;

– Analisar abertura de filiais.