A obra A linguagem de Bion – Um dicionário enciclopédico de conceitos, considerada referência mundial para o entendimento dos conceitos teóricos do psicanalista britânico Wilfred Ruprecht Bion, morto em 1979. De autoria do médico psiquiatra Paulo Cesar Sandler, o volume compila de forma estruturada mais de 100 conceitos cunhados por Bion ao longo de sua trajetória de 40 anos na psicanálise, com cerca de 20 livros dedicados ao assunto.

Expansão do campo da psiquiatria

Publicado originalmente em inglês (Karnac Books, 2005), o livro conta com textos originais de Bion. Para Sandler, Bion foi um dos estudiosos que mais deram contribuições à psicanálise no século 20. Ele expandiu vários dos conceitos introduzidos por psiquiatras e já utilizados por Sigmund Freud e Melanie Klein, que, por sua vez, expandiram todo o campo da psiquiatria, com novos conceitos descobertos na prática clínica. “Para dar apenas um exemplo: Bion introduziu o conceito de transformações em alucinose. Era um conceito que já existia na psiquiatria, para descrever um estado em pessoas sob efeito do álcool; foi ele quem percebeu que esse fenômeno poderia ocorrer também sem a pessoa estar alcoolizada”, explica.

Assim como Freud e Klein, Bion também desenvolveu teorias originadas do trabalho clínico e foi modificando, ou as deixando mais precisas, à medida que esse trabalho clínico ia ocorrendo. Os conceitos que cunhou não estavam estruturados previamente, nem foram compilados didaticamente em um único livro; ficaram espalhados em sua obra. “Foi um trabalho de arqueologia, de identificar os conceitos e teorias, diferenciando-os de noções, ou meros modelos, ou concepções, e de acompanhar a evolução dos conceitos e das teorias construídas a partir deles, no histórico das obras”, explica.

FICHA TÉCNICA:

Livro – A linguagem de Bion – Um dicionário enciclopédico de conceitos

Autores – Paulo Cesar Sandler

Editora – Blucher

Número de páginas – 1.312