No dia 29/10, sexta-feira, a partir das 23h, o SescTV exibe um rico material acerca da história da Psicanálise. Assista aos episódios em sesctv.org.br, sem necessidade de cadastro.

Os entrevistados abordam os contextos históricos e culturais nos quais é constituída a obra de Sigmund Freud, com a consolidação da psicologia enquanto ciência, nas décadas finais do século XIX.

Outro aspecto discutido pelos entrevistados, é a centralidade da construção narrativa na obra de Freud, que se vale de recursos estilísticos capazes de sintonizar forma e conteúdo. Assim, seu estilo literário, construído em um jogo de teses e antíteses, pressupõe um diálogo implícito que busca traduzir a forma das estruturas psíquicas.

Finalmente, os leitores de Freud entrevistados refletem sobre como o Brasil do século XX se apropriou de maneiras diversas da obra de Sigmund Freud.

Programação:

Em nome da Razão é um documentário, dirigido por Helvécio Ratton em 1979, mostra o cotidiano dos pacientes internados no Hospital Colônia de Barbacena (MG). Marco histórico para o movimento pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, o filme denuncia as condições degradantes dos internos e reflete sobre a função social das instituições psiquiátricas no país.

Dia: 29/10, sexto, às 23h.

Direção: Helvécio Ratton.

Classificação indicativa: 14 anos.

Reapresentação: 2/11, terça, 1h.

Hestórias da Psicanálise – Leitores de Freud, de trata das origens da psicanálise e da apropriação brasileira da obra de seu fundador, Sigmund Freud. Elaborado a partir de entrevistas com leitores de Freud espalhados por cidades brasileiras e europeias, o filme aborda temas como história, tradução, cultura e linguagem.

Direção: Francisco Capoulade

Dia: 29/10, sexta, 23h20.

Reapresentação: 2/11, terça, 1h20

Informações complementares:

  • Data: 29 de outubro de 2021
  • Horário: à partir das 23h
  • Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV ou consulte sua operadora   

Assista também online em sesctv.org.br/agoranatv ou no instagram: @sesctv