Não importa quem seja a pessoa com quem você tem que se relacionar – família, amigo, chefe, cliente –, o fato é que nunca será tão fácil. Afinal, somos formados por experiências e aprendizados diferentes, e aceitar a forma como os outros lidam com determinadas questões é um tanto quanto difícil. Isso se torna ainda mais complicado quando se fala em ambientes de trabalho

No mercado de trabalho 

As habilidades técnicas estão deixando de ser consideradas as mais importantes no mercado de trabalho para darem lugar às habilidades emocionais e de comunicação – deixadas de lado por muito tempo nas empresas. Assim como os relacionamentos são importantes e melhoram nossa vida pessoal, eles também impactam no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte de nosso tempo.  

Estudar e desenvolver a inteligência relacional pode ser um dos maiores diferenciais de um funcionário, da equipe e, consequentemente, da empresa. Assim, deve-se haver um investimento na capacitação dessa habilidade para que se construam relações de confiança, gerenciamento de conflitos e comunicação efetiva.

Construir inteligência relacional 

Pela importância que estão adquirindo, as habilidades de relacionamento e de comunicação estão sendo estudadas e aprendidas pelas empresas com afinco. Percebendo que alguns perfis possuem essas habilidades naturalmente, enquanto outros nem tanto, elas querem capacitar e guiar seus colaboradores

Aprender a ouvir é um primeiro passo. Um relacionamento é feito por duas ou mais pessoas que se conectam de alguma forma, e para isso é muito importante estar aberto a escutar, receber e conhecer o outro. É assim que se gera uma conexão inicial e que a confiança começa a ser construída

E MAIS…

Como treinar a equipe 

Apesar de ainda não ser uma ciência, há formas de você estimular a inteligência relacional em seus colaboradores, líderes e equipes – além de você mesmo. Alguns dos caminhos são: 

Seja ouvido, não visto: Crie grupos de poucas pessoas e peça que eles fechem os olhos e conversem por alguns minutos, buscando encontrar coisas que elas tenham em comum e que as torne um grupo forte. 

Estimule as conversas: Ainda em grupos, coloque na mesa algumas fichas com perguntas que eles podem sortear e direcionar uns aos outros. Isso fará com que eles se conheçam. 

Forme duplas para gerar soluções: Monte pares e peça que uma fale e a outra só escute. A que fala tem que apresentar um problema ou um caso real que está tendo que resolver atualmente. Depois, aquele que ouviu deve realizar perguntas sobre a questão, sem dar nenhuma sugestão de solução ou tentar confortar a outra pessoa. 

A inteligência relacional vai além da capacidade de conhecer pessoas gerar conexões: trata-se de uma habilidade que pode ser aprendida e que promove melhorias no ambiente organizacional e impacta, diretamente, na prosperidade das equipes.