A modernidade conectou o homem com a tecnologia, mas o desconectou de si mesmo. Exaltando os desequilíbrios e mantendo-o fora de seu eixo, sem tempo para parar e avaliar sua própria essência e seu propósito de vida. A alquimia vem resgatar esta conexão entre sua natureza e seu equilíbrio humano. Com seu preceito de transformar o indivíduo imperfeito/doente, num ser saudável e feliz (a interpretação a conhecida metáfora de Transformar o Chumbo em Ouro).

A cura por meio da arte

A ciência da alquimia engloba vários saberes e sabedoria. Astrologia, astronomia, ervas, flores, arte, filosofia, medicina, química, física. Os antigos sábios alquimistas tinham facilidade em conectar diversas áreas que hoje são segregadas, para mim esse era o grande segredo que se perdeu pelo tempo, a conexão das coisas. O encaixotar em blocos sem deixar um espaço para a conexão. Nessa breve síntese, que resumo mediante alguns anos em contato com esse tema, encontro minha frase pessoal que guia a minha jornada de alma: curar através da arte. E dessa frase bela, pode-se ramificar diversos olhares – onde a cura é o processo de transformação e a arte com infinitas possibilidades: uma música, uma conversa, um desenho, a natureza, as pedras… uma intenção do coração.

Coloco aqui a reflexão de que não é porque não vemos com os olhos físicos que aquilo não existe. Por exemplo explique a dor, ou materialize o sofrimento ao se viver o luto. Não dá para colocar isso numa balança, mas não é porque isso não é possível, que você já não tenha vivido uma grande dor. E Doeu. Talvez você não tenha conseguido colocar a sua mão nessa dor e tirá-la. Então como tirar, ou trabalhar com aquilo, que vou colocar aqui como intangível?

O fato de ser intangível, não torna inacessível, apenas talvez mais misterioso. Misterioso porque ainda não conhecemos e a partir do momento que começamos a estudar, sentir e permitir se conectar, usamos nossos sentidos psíquicos também para compreender!

O que são florais alquímicos

​Florais são essências vibracionais, nas quais se extrai a energia vital das plantas e flores por meio de técnicas específicas. Considerando a ciência milenar da alquimia para tal produção, muitos aspectos fazem parte dessa extração das essências das flores como: fase da lua, estação do ano em que é plantada e colhida, o plantio em forma de mandalas, tempo de maturação da planta, propriedades ativas e combinações apropriadas, entre outros detalhes e cuidados artesanais que fazem com que os florais tenham uma ação diferenciada, transformando a planta física, viva; em planta líquida, também viva. Já no processo do laboratório, os florais alquímicos também são enriquecidos com água mineralizada, pedras preciosas, cristais, e com as propriedades revitalizantes, bactericidas e rejuvenescedoras presentes no pólen, na própolis e na geleia real.

​O resultado são florais extremamente poderosos, capazes de agir simultaneamente tanto na esfera espiritual quanto na corpórea para combater diversos tipos de sintomas causados pelo desequilíbrio entre corpo, mente e espírito. Também harmonizando os campos energéticos do indivíduo e integrando sua natureza interior com o ecossistema. Existem vários sistemas de florais disponíveis no mercado, chamamos sistemas pois é um olhar bem complexo e que varia de um para o outro. Desde o plantio, as plantas utilizadas, a forma de tomar e o próprio mecanismo de atuação. O mais difundido, na modernidade são os Florais de Bach, que surgiram na Inglaterra pelo Dr.  Edward Bach, um médico que nas décadas de 1930 e 1940 dedicou sua vida a buscar remédios que fossem apenas a base de ervas. E desde então surgiram outros florais como o Floral de Saint Germain, Florais do Alaska, Florais Californianos, Florais de Minas Gerais, Florais da Mata Atlântica, Florais Filhas de Gaia, entre outros.

Atualmente, o sistema que eu sigo para o meu trabalho, e uso em atendimentos, é do brasileiro Joel Aleixo, que há mais de 35 anos vem fazendo uma pesquisa profunda e transformadora. Uma característica desse sistema de florais (Alkemylab), é que ele possui 99 flores como base. Existem até o momento 13 kits de florais sutis desenvolvidos e mais de 50 florais de compostos bases dentro desse sistema. A diferença entre os florais sutis e dos compostos, além de que apenas terapeutas podem comprar e manipular os sutis, é de que eles tratam o campo mais sutil da pessoa, aspectos ligados ao mapa astral e questões mais finas, enquanto a linha dos florais compostos atuam muito mais no nível físico e podem ser comprados por qualquer pessoa. Porém a indicação é sempre que se passe com um terapeuta formado, pois a visão do todo e por compreender a lógica do pensamento alquímico, consegue ser muito mais assertivo na raiz do problema.

Olhar especializado

E esse é um grande ponto dessa ferramenta de cura, pois ele busca tratar a origem, a raiz, o trauma, a crença limitante que desencadeia essa desordem (emocional, energética ou física) na pessoa. Sabe aquela história de que de novo estou vivendo aquilo ou de algo que nunca se dissolve? Pois então, esse olhar permite que o terapeuta alquimista acesse mais campos de origem para equilibrar e restaurar a questão.

O ponto de vista alquímico se baseia em 2 grandes conceitos: Tudo é composto por 3 Substâncias e os 4 elementos que dão o movimento. E desse conceito mais etérico, conectamos a parte do corpo e os elementos aos impulsos. Então temos o físico, o emocional e o mental. O fogo, terra, ar e água, que permitem o movimento da vontade, da materialização, do discernimento e da fluidez respectivamente. Nessa construção de pensamento para uma formulação, por exemplo, existe um floral composto com o nome de Calma, sua relação é com o elemento ar. E a pessoa sozinha decide comprar para ver se fica mais calma, porém no olhar macro e alquímico essa pessoa já está tão no ar que o que ela precisa mesmo é de terra e fogo para ficar aterrada e “voar” menos, então pode ser que ao invés do floral ajudar, não faça muito efeito e não resolva a questão dela. E mais ainda, analisar e entender se tem algum chakra (um conceito milenar, de que são vórtex energéticos que ligam e conectam nosso corpo físico com o nosso corpo sutil/energético) que está desequilibrado ou enfraquecido e assim, pode-se estar faltando essa energia em alguma área do corpo. Por isso a importância em passar com o terapeuta holistico que entende do sistema todo e possa ter esse olhar expandido para prescrever a melhor formula.

Falando do tratamento com os atendimentos, o acompanhamento possibilita que cada pessoa em cada encontro recebe uma formula única e exclusiva para ela.

 E MAIS…

Como funciona o tratamento

O tratamento com florais é um tratamento complementar e que pode ser utilizado com qualquer outra terapia.

O trabalho terapêutico com florais tem uma característica de ser longo, uma vez que sua premissa é trabalhar na causa, não no sintoma, o torna um aliado fortíssimo a tratamento médicos. Uma terapia complementar às questões relacionadas a saúde, mas que vai muito além de ajudar no sintoma de alguma doença. Ele ajuda a pessoa a transformar os hábitos, as rotinas desequilibradas, ajuda a processar e transmutar sentimentos grosseiros como a raiva, magoa, traumas e todos esses aspectos intangíveis, influenciam no corpo físico. A medicina tradicional tem muita tecnologia e potência para sanar a dor, tratar doenças avançadas, descobrir onde o corpo físico precisa ser ajudado. E assim como o paciente, tem uma periodicidade com o médico, que varia de acordo com a especialidade e problema, e também é dado um tratamento com algum tempo, o processo da terapia alquímica também precisa de um acompanhamento com um terapeuta e tem um tempo para os efeitos começarem a surgir.

Diferente da alopatia que tem uma ação instantânea, como por exemplo um remédio para a dor de cabeça que começa a fazer efeito em horas ou minutos, os florais trabalham com outra frequência de tempo. Pois sua conexão e atuação é com os ciclos da natureza. A formula prescrita dura 28 dias. Podemos dizer que para a ação daquela formula se completar, a base usada é o ciclo lunar (da lua), por isso o mesmo remédio deve ser tomado por esse período e então fazer a anamnese da evolução daquele processo para, a partir daí, continuar o tratamento com outra formula!

Ele pode ser feito junto a outras terapias e inclusive com tratamentos médicos, mas sempre com supervisão de um especialista.