Pela pesquisa, crianças que cresceram morando com alguém com problemas de saúde mental tinham 63% mais chances de ter qualquer problema de saúde mental, o que inclui ansiedade, depressão, comportamento antissocial e transtornos de personalidade.

Os pesquisadores basearam-se em registros anônimos de internação hospitalar e GP que acompanharam 190 mil crianças que vivem no País de Gales desde o nascimento até os 15 anos de idade. Ele registrou sintomas de saúde mental, diagnósticos e tratamentos, e analisou problemas de saúde mental e transtornos de desenvolvimento, como dificuldades de aprendizagem ou déficit de atenção.

Transtornos de desenvolvimento

O estudo, que se baseia em dados de 14 anos entre 1998 e 2012, também estabeleceu ligações entre membros da família que tinham problemas de saúde mental e outras condições em crianças, como personalidade ou distúrbios alimentares. Eles descobriram que a doença mental entre os membros da família estava relacionada a um aumento de 42% nos transtornos de desenvolvimento, que incluem dificuldades de aprendizagem ou transtornos de déficit de atenção.

Junto com a saúde mental, as crianças que sofreram vitimização, como maus-tratos ou agressão, tinham 90% mais chances de sofrer de problemas de saúde mental na infância e 65% mais chances de ter transtornos de desenvolvimento.

Saúde mental da infância

A autora principal, Emily Lowthian, que conduziu a pesquisa no Centro de Desenvolvimento, Avaliação, Complexidade e Implementação da Melhoria da Saúde Pública (DECIPHer) da Universidade de Cardiff, disse que as descobertas demonstram que mesmo antes da pandemia chegar, a doença mental e uma série de sintomas associados foram experiências comuns para muitas crianças e jovens.

Para que os problemas de saúde mental da infância transgridam na idade adulta, é vital que intervenções eficazes estejam em vigor para apoiar os jovens neste momento formativo de suas vidas.