Meus filhos estão com um comportamento que tem me preocupado. Um misto de ansiedade com períodos irritadiços. Sei que na fase da adolescência (eles têm 14 e 17 anos), alguns comportamentos são mais comuns, mas na pandemia, eu percebi um agravamento nada sutil. Me indicaram procurar as terapias alternativas para ajudar a tratar a ansiedade tão eminente no mundo moderno, mas potencializada na pandemia. Como saber qual a melhor abordagem?

A definição de ansiedade é uma preocupação excessiva, medo do futuro, pensamentos obsessivos, às vezes compulsivos. Quantas vezes a pessoa tem uma ação e, por estar preocupado com outras coisas, não se atenta ao que está fazendo no aqui e agora, e isso gera medo, angústia, irritabilidade pelas incertezas na vida. E essas incertezas são inerentes à faixa etária adolescente.

Os sintomas destes sentimentos podem ser diversos, tais como: taquicardia, cansaço, irritação, respiração mais rápida, insônia. No consultório me procuram com dores musculares e torcicolo, insônia, problemas na articulação temporomandibular (ATM), ranger os dentes, sudorese, com crise de ansiedade dormindo.

Em época de pandemia isso se agravou pois vem junto à preocupação da morte, da preocupação com nossos entes queridos ficarem doentes, com o futuro totalmente incerto. Há inclusive estimativas de crianças que desenvolverem transtorno obsessivo compulsivo (TOC), com insegurança e síndrome do pânico.

Para amenizar os sintomas, no consultório, tenho utilizado várias terapias, entre elas a acupuntura. Ela tem trazido ótimos resultados porque trabalha a harmonização dos meridianos – que são os canais de energia. Com pontos específicos eu estimulo com agulha ou eletroestimulação os meridianos que trazem tranquilidade.

A meditação mindfulness, que foca o aqui e o agora, traz um relaxamento da musculatura porque conduz a pessoa durante o processo, fazendo perguntas como: há tensão na região do seu pescoço? sua língua está no céu da boca e você está pressionando os dentes? Geralmente a resposta para pelo menos algumas dessas perguntas são positivas. Trazer esse estado de estresse para a consciência ajuda a relaxar.

Quando a ansiedade somatiza no físico, a musculatura fica sem oxigenação com acúmulo de ácido láctico, então o shiatsu pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a circulação, o que contribui para o relaxamento, inclusive da mente E outras técnicas, como Barras de Access também ajudam neste processo.

É preciso ressaltar a importância de cuidar da ansiedade – pois o excesso pode levar a outros problemas mais graves, como depressão e síndrome do pânico.