A meditação está na moda e é incentivada para melhorar a qualidade de vida. Faz bem para a saúde física e mental. Quais os benefícios emocionais da meditação?

Além de ter virado moda no ocidente, a meditação realmente faz bem. Os estudos dos últimos 10 anos de Neurociências, baseado em evidências de radioimagem, amostras de sangue e exames médicos de rotina, feitos antes e depois de dois meses de meditação, comprovam os inúmeros benefícios desta prática milenar do oriente.

Ela é uma prática que diminui os ruídos dos pensamentos e desacelera a mente. Pensamos por volta de 60 a 80 mil pensamentos dia. Muito não é mesmo?! Os meditadores mais antigos e que o fazem numa frequência diária, conseguem diminuir seus pensamentos para em média 40 mil em um dia. Mas o que isto quer dizer. Trocando em miúdos, quando conseguimos diminuir o número de pensamentos, damos pequenos espaços em branco na mente, diminuímos a velocidade do pensamento. Abrimos um tempo de absorver, sentir e ouvir a nós mesmos. Ganhamos mais foco e criatividade. Ficamos mais calmos e assertivos. Temos melhores ideias. E ganhamos mais vida e saúde.