Não consigo falar em público. Travo, fico sem voz, começo a tremer e a suar frio e as ideias ficam desconectadas mesmo tendo conhecimento do assunto em questão. O que é isso e o que preciso fazer para superar?

Falar em público é um dos maiores medos que temos. De fato, pode ser uma experiência desagradável, mas não deveria nos gerar medo paralisante, suor, taquicardia. Diante do suposto perigo (olhar da plateia), a ansiedade é o recurso natural que nos auxilia a enfrentar (luta) ou evitar, desistir (fuga).

A ansiedade necessária, normal, pode ser superada sem muito esforço. A ansiedade patológica vem acompanhada de pensamentos intrusivos, negativos e catastróficos.

Normalmente traumas do passado, principalmente da infância, estão na raiz desta dificuldade e de uma ideia distorcida de si, como a de não ser inteligente ou de ser desajeitado, criada quando colegas riram de você ou o ridicularizaram. Ou quando um adulto o humilhou, o corrigindo em público por alguma falha, por exemplo.

O temor de não ser aprovado, normalmente em função de um excesso na cobrança de resultados por parte dos pais, leva a pessoa a se repreender diante de qualquer pequeno erro.

E há ainda a timidez que pode ser originada de repressão sexual, por uma educação muito conservadora. Em público, os desejos sexuais inconscientes levam à inibição pela exposição.

Quando o sofrimento o impede de realizar a tarefa, criando um hábito de evitamento das situações causadoras de ansiedade, é importante procurar uma ajuda profissional de psicologia para descobrir o que está guardado no inconsciente, por trás desse medo paralisante. Superar isso será libertador.

E o que você pode fazer quando for falar em público? Primeiramente, saber que vai ter alguma ansiedade, aceitá-la e não lutar contra. Utilizar algumas técnicas de enfrentamento da ansiedade, como o relaxamento muscular e a respiração diafragmática. Focar para fora de si mesmo, observar tudo em volta, a fim de afastar-se de sua observação interna e pensamentos automáticos de “não sei nada”, “vou errar”.

Um curso de oratória lhe dará ferramentas para facilitar a atividade de falar em público, ensinando alguns “macetes”, como olhar nos olhos das pessoas da plateia.

O principal: ser você mesmo e não ter a impossível pretensão de ser perfeito.