No decorrer da pandemia, percebi um aumento considerável na procura por terapia. E minha rede de amigos e colegas de trabalho relata melhora no bem-estar e na ansiedade em meio a esse processo pandêmico que se arrasta. Eu também estou pensando em fazer tratamento psicanalítico, mas tenho dúvidas sobre as linhas terapêuticas. Como saber qual é a melhor para mim? 

A Psicanálise é um processo terapêutico que nos ajuda primeiramente a nos conhecer, a entender as causas do nosso sofrimento, seja angustia, medos, desafios, desamparo.

Na nossa visão (com base principalmente nas teorias de Freud), os sofrimentos tem causas psicológicas que ocorrem na primeira infância e reflete na vida adulta, estas causas são totalmente desconhecidas para o sujeito, mas elas existem e prejudicam silenciosamente as pessoas.

Mudança dos sintomas

Fazer análise é está com um profissional que tem um conhecimento teórico e técnico que ajuda os pacientes a reconhecer as causas, e assim, a partir daí começar uma reflexão e atitudes diferentes que irão auxiliar na mudança dos sintomas.

Qualidade de vida

A Psicanálise é um método terapêutico eficaz e duradouro, quando resolve uma questão o sintoma desaparece e não retorna a assombrar o sujeito, acredito que seja ao método mais eficaz de se fazer mudanças significativas na qualidade de vida.