A busca pela Sombra, é um arquétipo que o psicólogo Car Gustav Jung procurou compreender e entender. Expressamos arquitetado em nossa psique o conceito sombrio da existência. A Sombra é tudo aquilo que não conhecemos, não temos consciência ou sabemos. Permanecendo oculta, no entanto, tem total controle sobre a nossa vida.

Quando defrontamos com pensamentos sombrios, são eles que dominam a integridade da nossa psique.  A Sombra é tudo aquilo que reprimimos, não queremos ver, aquilo que está oculta, tem força e inteligência de controlar a nossa vida. Assim o lado obscuro começa a tomar decisões, fazer escolhas, sufocando a nossa liberdade. Jung, ao despertar este conceito, atribuiu como a maior força autodestrutiva da psique. Quanto mais negar ou reprimir, mais força e capacidade terão de controlar-nos.

O Efeito Sombra

Como a Sombra surge, e quais os efeitos sobre a nossa existência? Nossa humanidade sempre enfrentou o lado sombrio. Muitos tentaram esconder ou mesmo recalcar, contudo, ela se manifesta de forma avassaladora. Tem total domínio e capacidade de levar uma pessoa à destruição. Quando negamos ou escondemos, se processa de uma forma tão impulsiva que pode levar ao aniquilamento.

Ela se esconde na vergonha, nos segredos, naquilo que ocultamos e não queremos ou temos receio de mostrar. Quanto mais a recalcamos, mais tem força de dominar e prevalecer o seu desejo. Jung, trouxe o arquétipo da Sombra, afirmando que cria uma névoa da ilusão, cegando a nossa existência e Consciência. Com esse arquétipo o ser humano foi e é capaz de processar as maiores atrocidades. Podemos perceber, na história da humanidade, por exemplo, o holocausto, aos quais, Adolf Hitler convenceu o povo alemão em massacrar e destruir com raça inferior (para ele), os judeus.

A Sombra Coletiva, nas quais, essa condição foi aceita e colocada em prática como sendo uma verdade. Atualmente, presenciamos como ela age de modo forte a atuante. Basta percebemos que as Fake News, que é introjetado como uma verdade. No início muitas pessoas não tomaram a vacina contra a COVID, por acreditarem nas fakes, sendo assim, ainda continua tão forte e atuante. Este Efeito opera de modo silencioso, aos quais, é projetada na consciência das pessoas como uma verdade.

Quando mais reprimimos, mais ela nos domina e destrói. O dependente alcoólatra, que ao fazer tratamento numa fazenda por nove meses, um simples deslize ao entrar num bar e tomar o primeiro gole, foi conduzido pela Sombra. Um dependente químico, depois de anos limpo, é levado por esse efeito, em usar, por exemplo, cocaína ou craque, desconsiderando todo um projeto de cura e libertação. Uma celebridade que é acusada de abuso ou assédio, destrói sua imagem e carreira conduzida por aquilo que abafava, contudo, não contendo, foi conduzida pela mesma. Essa condição, atua em todos nós, fatos, sofrimentos ou traumas passados que recalcamos na escuridão da sombra, com o tempo ressurgem como total capacidade e força.

O Lado Sombrio da Psique

A Sombra determina e conduz a nossa vida, quando não temos consciência. Jung, foi na verdade, quem despertou para olhar essa condição sombreada da psique. Desde a nossa origem, há em nós o Lado Sombrio, que pode expressar-se de vários modos. Ao ser deixada de lado, irá emergir da escuridão, para com isso, solapar nossa vida, sonhos e projetos.

O dilema seria, como lidar com a Sombra? O oposto daquilo que tememos, é o que poderá nos destruir. Quando não temos consciência das nossas fraquezas, daquilo que permanece oculto, são estes conteúdos, que vão emergir com total intensidade. Deepak Chopra, afirma “a sombra é uma caixa de Pandora repleta de segredos, que tememos destruírem tudo o que amamos e gostamos”, (CHOPRA, 2020, p.08), realmente é um vulcão que a qualquer momento pode explodir.

Quando não conseguimos ou tememos enfrentar o lado sombrio, abanca a ter acesso e autoridade a nossa existência. Quanto mais reprimir ou negar, mais vai se fortalecer e criar Consciência própria. Chopra “quando nos recusamos a aceitar nossa verdadeira natureza, a sombra ganha” (2020, p.10), pois na obscuridade não há luz para visualizar tudo aquilo que escondemos ou guardamos em segredo.

Impulso sombrio

Todo tipo de impulso sombrio é livre para circular em nossa mente, e ali, se estabelecer. Quando não colocamos um filtro, projeta-se seus desejos para a realidade, possibilitando a destruição daquilo que tanto defendemos. O psicólogo Car Gustav Jung, ao estudar este conceito, como arquétipo da Sombra, representando o lado sombrio da personalidade humana. Segundo ele, é onde registra-se a parte primitiva de si mesmo, o submundo que guarda os impulsos mais tenebrosos. Sigmund Freud, fala da Pulsão de Morte, tendo sua origem numa excitação corporal, tendo como meta suprimir ou reprimir conteúdos que se expressam vindos do Inconsciente.

A Sombra revela uma verdade. Esta afirmação é condicente, pois postula em mostrar quem realmente somos, nossa persona. Como lidar, então? É preciso entrar em contado, ter consciência das nossas fraquezas, medos, dilemas e segredos. Senão vamos ser mutilados, pelo lado sombrio da nossa psique.

O caminho parte em reconhecer que temos problemas, patologias, dificuldades. O Estado de Inconsciência cega o nosso ser. Não somos nós, e sim, é aquilo que escondemos que nos domina. Buscar ajuda na terapia, é um passo terapêutico para se livrar desta escuridão.

E MAIS…

A sombra é o lado obscuro da nossa psique

A Consciência é a resposta para resolvemos os ditames da nossa vida. Temos um passado que não podemos mudar, logo, ressignificar todos aqueles conteúdos autodestrutivos. A Sombra é o lado obscuro da nossa psique, que não temos percepção, ao modo de nos dominar. Tudo aquilo que reprimimos, escondemos, ocultamos, segredos, são capazes de destruir e aniquilar-nos. Ir ao encontro é um caminho de conhecimento e Consciência.

O artigo, confiou em mostrar que somos influenciados e dominados pelo Lado Sombrio da Psique. A nossa persona, é revestida de conteúdos desconhecidos e ocultos da nossa Consciência. O caminho saudável parte em conhecê-los, ter acesso a Sombra. Quanto mais esconde-la ou nega-la, possibilitará processar sua vontade e desejo.

Jung diferente de Freud, afirma que o Inconsciente não se expressa no ‘Eu’, mas sim, no ‘Nós’, para ele, estamos conectado a uma Consciência Coletiva. Há expressado a Sombra coletiva, que origina-se da dimensão oculta do ‘Nós’. A Sombra é uma realidade não conhecida ou consciente, que tem total potencialidade e eficácia diante de nossas escolhas e decisões.

A análise possibilita que consigamos elaborar estes conteúdos desconhecidos que permanecem reprimidos. Ao conectar-se com a Sombra, deixa de ser algo oculto, segredo, para deste modo, chegar à Consciência. O processo de cura, incidem em reconhecer que temos um lado sombrio, para com isso, buscar uma resposta saudável e terapêutica.

Referência

DEEPAK, Chopra. O Efeito Sombra: encontre o poder escondido na sua verdade. São Paulo: Leya, 2020.