Um estudo recente do pesquisador Aljoscha Dreisoerner, da Universidade Goethe, em Frankfurt (Alemanha) e sua equipe se concentrou nos efeitos positivos do abraço no estresse. Curiosamente, os cientistas não apenas investigaram como ser abraçado por outras pessoas pode reduzir o estresse, mas se abraçar (por exemplo, quando outras pessoas não estão disponíveis durante um bloqueio) também tem um efeito positivo no estresse. Os cientistas estressaram 159 voluntários usando o Teste de Estresse Social Trier (TSST), um método padrão de indução de estresse no qual as pessoas ficam estressadas pedindo-lhes para realizar uma entrevista de emprego falsa. Os voluntários também deram amostras de saliva, de modo que seu cortisol (um importante hormônio do estresse) podia ser medido.

Os voluntários foram atribuídos a três condições diferentes. Eles foram abraçados por 20 segundos por um assistente dos cientistas, se abraçaram por 20 segundos ou não receberam abraços e foram solicitados a construir um avião de papel. Os resultados mostraram claramente que os voluntários, tanto na condição de abraço quanto na condição de auto-abraço, apresentaram níveis de cortisol mais baixos do que aqueles na condição de controle.

Essencial para o humor

Um estudo recente da pesquisadora Anna L. Dueren, do departamento de Psicologia da Universidade de Londres (Reino Unido), e sua equipe se concentrou na questão sobre o que influencia o efeito do abraço no humor. No estudo, 45 mulheres abraçaram um colega do pesquisador por um segundo, cinco segundos ou 10 segundos e relataram como era o abraço. Os resultados foram claros: abraços de cinco e 10 segundos foram classificados como mais agradáveis ​​do que abraços de um segundo. Assim, o abraço ideal deve ter pelo menos cinco segundos de duração.

Relação com idosos

Um estudo recente da pesquisadora Tia Rogers-Jarrell, da School of Kinesiology and Health Science da York University, em Toronto (Canadá), e sua equipe se concentrou nos efeitos positivos do abraço em idosos. Anteriormente, não se sabia muito se o abraço tinha efeitos psicológicos distintos em diferentes fases da vida. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 20 mil pessoas com 65 anos ou mais do Canadian Community Health Survey.

Os pesquisadores descobriram que os idosos que indicaram ter abraços disponíveis para eles tinham uma probabilidade maior de também indicar maior autoavaliação de saúde do que os idosos que relataram nunca ter a oportunidade de ser abraçado. Esse efeito permaneceu estatisticamente significativo depois que os pesquisadores controlaram muitos fatores de influência em potencial, como status de relacionamento, renda, doenças crônicas e muitos outros. Isso sugere uma forte associação entre abraço e saúde.

A influência da cultura

Um recente estudo internacional multicêntrico liderado pela pesquisadora Agnieszka Sorokowska, da Universidade de Wroclaw (Polônia), investigou quais fatores influenciaram as pessoas a mostrarem comportamentos de toque afetivo como beijar ou abraçar. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 14 mil indivíduos de 45 países. Os pesquisadores descobriram que, no geral, 92,6% das pessoas investigadas no estudo mostraram alguma forma de toque emocional em relação a seus parceiros na semana anterior à coleta de dados. No entanto, houve grandes diferenças entre os países, com pessoas em países menos conservadores e menos religiosos mostrando mais toque emocional.

Além disso, as pessoas em países mais quentes mostraram mais toque emocional, provavelmente porque viver em um país mais quente oferece mais possibilidades de conhecer outras pessoas devido ao maior número de atividades ao ar livre. Além disso, as características individuais dos voluntários influenciaram a frequência do toque emocional. Os mais jovens mostraram mais toque emocional do que os mais velhos. Enquanto homens e mulheres abraçavam e beijavam seus parceiros com frequência semelhante, as mulheres abraçavam amigos e filhos com mais frequência do que os homens. Além disso, as pessoas liberais mostraram mais toque emocional do que as pessoas conservadoras.