Os primeiros efeitos positivos do treinamento foram mostrados em situações agudamente estressantes ou em dias individuais – ou foram baseados em auto-relatos dos participantes do estudo. O presente estudo, portanto, fornece a primeira evidência objetiva de que o treinamento mental reduz os sinais físicos de longos períodos de estresse.

Doenças fisiológicas

De acordo com um estudo do Techniker Krankenkasse, 23% das pessoas na Alemanha frequentemente sofrem de estresse. Esta condição não só prejudica o bem-estar das pessoas afetadas, mas também está ligada a uma série de doenças fisiológicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios psicológicos, como depressão, uma das principais causas de carga de doenças no mundo ( Global Burden of Disease Study, 2017).

Portanto, métodos eficazes estão sendo buscados para reduzir o estresse diário a longo prazo. Uma opção promissora é o treinamento de mindfulness, no qual os participantes treinam suas habilidades cognitivas e sociais, incluindo atenção, gratidão e compaixão, por meio de vários exercícios de meditação e comportamentais.

Estresse crônico

Vários estudos já mostraram que mesmo pessoas saudáveis ​​se sentem menos estressadas após um programa de treinamento típico de oito semanas. Até agora, entretanto, não estava claro o quanto o treinamento realmente contribui para reduzir a carga constante do estresse diário. O problema com muitos estudos anteriores sobre estresse crônico é que os participantes do estudo geralmente eram solicitados a autoavaliar seus níveis de estresse após o treinamento, o que trazia um impacto nas informações subsequentes.

A concentração de cortisol no cabelo é considerada uma medida adequada de exposição ao estresse prolongado. O cortisol é um hormônio liberado quando somos confrontados com um desafio enorme, por exemplo. Nessa situação particular, ajuda a colocar nosso corpo em alerta e mobilizar energia para superar o desafio. Quanto mais tempo dura o estresse, mais tempo uma concentração elevada de cortisol circula em nosso corpo – e mais ele se acumula em nosso cabelo.

Treinamento mental

Em média, o cabelo cresce um centímetro por mês. Para medir os níveis de estresse dos participantes do estudo durante o treinamento de 9 meses, os pesquisadores, em cooperação com o grupo de trabalho de Clemens Kirschbaum na Universidade de Dresden, analisaram a quantidade de cortisol a cada três meses nos primeiros três centímetros de cabelo, começando no couro cabeludo.

O treinamento mental em si foi desenvolvido como parte de um estudo longitudinal em larga escala sobre os efeitos do treinamento mental, o projeto ReSource, liderado pela Profa. Dra. Tania Singer, diretora científica do Grupo de Pesquisa em Neurociência Social. Este programa de treinamento mental de 9 meses consistia em três sessões de 3 meses, cada uma destinada a treinar uma área de habilidade específica usando exercícios mentais ocidentais e do Extremo Oriente.

Habilidades sociocognitivas

O foco estava nos fatores de atenção e atenção plena, nas habilidades socioafetivas, como compaixão e gratidão, ou nas chamadas habilidades sociocognitivas, em particular a capacidade de ter uma perspectiva sobre os próprios pensamentos e os dos outros. Três grupos de cerca de 80 participantes cada completaram os módulos de treinamento em ordem diferente. O treinamento durou até nove meses, 30 minutos por dia, seis dias por semana.

Após seis meses de treinamento, a quantidade de cortisol no cabelo dos indivíduos diminuiu significativamente, em média 25%. Nos primeiros três meses, foram observados efeitos leves no início, que aumentaram nos três meses seguintes. No último terço, a concentração manteve-se em nível baixo.

Os pesquisadores, portanto, presumem que apenas um treinamento suficientemente longo leva aos efeitos de redução do estresse desejados. O efeito não parece depender do conteúdo do treinamento. Portanto, é possível que várias das abordagens mentais estudadas sejam igualmente eficazes para melhorar a maneira como as pessoas lidam com o estresse diário crônico.