Estou com um familiar doente e, por conta disso, acumulei algumas dívidas. Tenho sentido a pressão do trabalho como nunca senti, com uma vontade de dormir o tempo todo, mas por mais que faça isso aos finais de semana, estou sempre com uma fadiga intensa. Muitos dizem que é apenas estresse do momento, mas sinto isso no corpo. Como posso buscar um tratamento adequado?     

O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que descompensadas podem levar ao desequilíbrio do organismo. Seja de natureza física ou psicológica, o estresse pode ocasionar dores pelo corpo e até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração. O cortisol é um hormônio corticosteroide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse.

A secreção crônica de cortisol causa perda muscular e hiperglicemia, além de suprimir as respostas inflamatórias e imunes e alterar os padrões comportamentais e emocionais.  A pessoa pode ter fadiga, ou seja, cansaço de alguma parte do corpo humano, como músculos e até o próprio cérebro, podendo afetar a aprendizagem, concentração e a memória. O ideal é procurar equilibrar suas emoções, se concentrar em atividades prazerosas, procurar fazer o que lhe proporcione prazer e distração. A prática de exercícios físicos, esportes e dança pode ajudar a relaxar.

Descarga de adrenalina

Quando a pessoa toma um susto, por exemplo, a adrenalina é descarregada na corrente sanguínea, acelera os batimentos cardíacos e também a respiração. A pessoa pode ficar pálida, pois começa a ocorrer concentração de sangue em órgãos alvo, como coração, pulmão e cérebro.

A liberação de hormônios faz com que a musculatura do ombro e do pescoço fique contraída, pois são musculaturas de equilíbrio físico. Na pessoa estressada acontece a mesma coisa. Os sintomas provocados pela descarga de adrenalina refletem na pressão alta, ansiedade, insônia, dores de cabeça, úlcera do aparelho digestivo, etc. Em consequência da energia gasta neste sentido, o sistema imunológico fica enfraquecido, abaixando a defesa. As causas do estresse variam de pessoa para pessoa, mas em geral pode ter consequências muito prejudiciais ao organismo como um todo, principalmente quando esse estresse é constante.

A prevenção do estresse requer atenção especial ao estilo de vida de cada um, e é importante ter bom senso, saber conviver com as pessoas de forma serena, desenvolver o gosto pelas atividades físicas, frequentar ambientes agradáveis e cultivar pensamentos positivos. A meditação e a ioga podem ser uma boa válvula de escape. A busca por um tratamento psicológico é muito recomendado para enfrentar situações de estresse crônico.