O estudo, desenvolvido no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, permitiu verificar a efetividade do treino cognitivo na população de idosos e o aumento dessa efetividade decorrente da combinação do treino de memória associado a estimulação através do aparelho que oferece uma visão em 3D -Tree-dimentionalmultipleobjecttracking (3D-MOT).

Estudos apontam que o engajamento de idosos em programas de estimulação cognitiva evidenciam redução tanto do declínio cognitivo esperado com a idade quanto para os casos patológicos. Os pesquisadores do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq exploraram a efetividade de um treino de memória associado a um estímulo Tree-dimentionalmultipleobjecttracking (3D-MOT) Neurotrack (NT) em idosos sem queixas cognitivas.

Participaram 44 idosos (maiores de 60 anos), randomizados em dois grupos: experimental e comparativo. Ambos os grupos se beneficiaram com o treinamento de memória e reportaram sentimentos mais positivos quanto à própria memória e à qualidade de vida. Contudo, o grupo experimental obteve um resultado melhor em testes que se mostravam consistentes com as estratégias treinadas e envolviam recursos atencionais, tempo de reação, velocidade de processamento visual, memória operacional, episódica, semântica e subjetiva, além de aspectos da cognição social.