O que é preciso para criar um ambiente mais positivo e produtivo na vida pessoal e profissional, desenvolver relacionamentos satisfatórios, se livrar da ansiedade e do medo e superar sentimentos de insegurança e rejeição? As respostas estão no livro ‘Reinvente sua vida – Um programa avançado para ajudá-lo a acabar com comportamentos negativos… e sentir-se bem novamente!’. De autoria dos psicólogos norte-americanos Jeffrey Young e Janet Klosko, é um dos títulos mais vendidos entre as publicações da Sinopsys Editora, responsável pela sua tradução para a língua portuguesa.

Desde sua primeira edição em inglês nos anos 1990, a obra, já traduzida para vários idiomas, continua atual e de grande impacto para diferentes leitores, sejam estudantes ou profissionais da saúde mental, seja público em geral, jovens e adultos. Por um lado, apresenta de forma clara, objetiva e simples os principais aspectos teóricos e os processos de mudança propostos pela terapia focada nos esquemas. De outro, exemplifica as diversas armadilhas nas quais, de formas variadas, todos as pessoas caem ao longo da vida em função de seus esquemas desadaptativos.

Eficaz

Criada por Young, a terapia focada nos esquemas é considerada um acréscimo à terapia cognitivo-comportamental tradicional idealizada pelo psiquiatra estadunidense Aaron Beck. Integra elementos da própria terapia cognitiva, da terapia comportamental, da terapia gestalt e dos preceitos teóricos das relações de objeto da psicanálise. Trata-se de uma das alternativas mais eficazes de tratamento para diversos tipos de transtornos mentais, especialmente os de personalidade.

Um esquema é um padrão de funcionamento que se inicia na infância e se perpetua por toda a vida. Começa com algo que foi feito ao indivíduo por sua família, por outros adultos que não sejam parentes ou por outras crianças. Pode englobar, por exemplo, abandono, crítica, superproteção, abuso, exclusão e privação. Inevitavelmente, acaba fazendo parte da personalidade da pessoa, que, mesmo saindo da casa onde cresceu, continua entrando em situações nas quais é maltratada, ignorada, machucada ou controlada. Consequentemente, acaba falhando em alcançar seus objetivos.

Os esquemas determinam como o sujeito pensa, sente, age e se relaciona com as outras pessoas. Eles ativam emoções e sentimentos intensos, como raiva, tristeza e ansiedade. Mesmo quando tudo está bem, parece que, ainda assim, o indivíduo não consegue saborear a vida ou acreditar em suas conquistas.

‘Reinvente sua vida’ é, portanto, de grande valor para quem busca aconselhamentos de como implementar novos modos de comportamento e pensamento no cotidiano a fim de transpor estados emocionais depreciativos e autocríticos. Da mesma forma, é muito útil para estudantes e profissionais da área de saúde mental, que encontram uma rica fonte de conhecimentos sobre a gênese e o desenvolvimento de aspectos desadaptativos da personalidade humana.

Prefácio

“Pela leitura deste livro, você compreenderá como alguns padrões negativos de crenças, comportamentos e emoções são edificados desde muito cedo na infância e adolescência e como acabam gerando um ciclo contínuo de sofrimentos e/ou limitações nas relações interpessoais. A partir disso, os autores presenteiam os leitores com um poderoso conjunto de ferramentas que permitem mudanças de vida significativas, tanto nos relacionamentos, quanto internamente”, afirma o próprio Aaron Beck no prefácio da obra.

Ao todo, os autores descrevem onze dos esquemas mais comuns, fornecem testes diagnósticos para cada um e oferecem sugestões passo a passo para ajudar as pessoas a se libertarem desses esquemas e criarem uma vida mais satisfatória e produtiva.

Sobre os autores

Young completou seu treinamento clínico na Universidade da Pensilvânia, onde circulavam pesquisadores como Beck, como o psiquiatra sul-africano Joseph Wolpe e o terapeuta familiar argentino Salvador Minuchin. É hoje um dos mais famosos e respeitados psicoterapeutas do mundo. Fundador e diretor dos Centros de Terapia Cognitiva de Nova York e Connecticut, também é membro do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia.

E Janet Klosko é psicóloga sênior no Schema Therapy Institute e no Woodstock Women’s Health em Woodstock, Nova York, e codiretora do Centro de Terapia Cognitiva de Long Island, em Great Neck, Nova York.

Ficha técnica:

Título: Reinvente sua vida – Um programa avançado para ajudá-lo a acabar com comportamentos negativos… e sentir-se bem novamente!

Autores: Jeffrey Young e Janet Klosko

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 456