A terapia focada na compaixão (TFC) se enquadra entre as terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração – ou terapias contextuais – e vem sendo bem-sucedida no tratamento de pacientes com depressão, ansiedade, transtornos alimentares e da personalidade borderline. Baseia-se na psicologia evolucionista, nas neurociências e na teoria do apego. Também tem influências do budismo, que há muitos anos vêm tentando mostrar a importância da compassividade para o bem-estar individual e social.

Com origem no começo do século 21, a TFC foi desenvolvida ao longo dos atendimentos e observações do psicólogo britânico Paul Gilbert. Inicialmente, foi voltada a pessoas deprimidas com profundo sentimento de vergonha e alto grau de autocriticismo, com dificuldade de serem calorosas e gentis consigo mesmas e de avançar em seu tratamento com terapias tradicionais. Com o passar do tempo, foi constatada sua efetividade também no tratamento de outros transtornos mentais.

Acolhimento

A terapia focada na compaixão atua, principalmente, para flexibilizar o autocriticismo, o sentimento de vergonha e a maneira como as pessoas lidam com suas emoções. A ideia é fortalecer um sistema interno de aconchego e acolhimento como forma de regulação emocional e de desenvolver aceitação e autocompaixão em vez de autocrítica exagerada.

A abordagem ressalta, portanto, a importância de desenvolver e fomentar a habilidade das pessoas para acessarem e direcionarem conscientemente motivações e emoções promotoras de vínculo e cuidado, com elas mesmas e com os outros, cultivando a compaixão e ajudando na organização do cérebro de maneira a promover a saúde mental, a inteligência e a regulação emocional. Outros benefícios são o desenvolvimento de uma melhor percepção do indivíduo de si mesmo, autoconhecimento, alívio de sofrimentos, bem-estar interno, melhora nos relacionamentos e uma vida mais equilibrada e feliz.

A TFC possui uma ampla diversidade de técnicas para auxiliar na criação e no aumento da autocompaixão, passando pela terapia cognitivo-comportamental, gestalt e mindfulness (atenção plena). Nos atendimentos terapêuticos, além da escuta atenta e empática, é trabalhado o treino da mente compassiva, em que o paciente aprende, exercita e promove a autocompaixão, a gentileza, a abertura, a aceitação e o cultivo do estado de presença em sua vida diária, mesmo diante dos desafios que está enfrentando.

Currículo

Nesta entrevista, o assunto é detalhado pela psicóloga Maria Amélia Penido, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fez mestrado e doutorado. Ela é professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), supervisora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e coordenadora da especialização em terapia cognitivo-comportamental na mesma instituição.

Também atua em consultório particular, fundou a Clínica Penido de Terapia Cognitiva, em que é sócia-diretora, e ministra cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs. É fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE) e membro do grupo de trabalho sobre pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Qual a principal premissa da terapia focada na compaixão e como a abordagem pode ajudar o paciente?

A TFC foi desenvolvida pelo psicólogo inglês Paul Gilbert ao perceber que pacientes deprimidos ativavam padrão de autocrítica exagerada e muito sentimento de vergonha. A partir daí, ele começou a estudar como seria possível lidar melhor com esse tipo de característica transdiagnóstica (que pode estar presente em vários transtornos) e que aparece tanto na clínica. A principal premissa da abordagem é fazer um treino em mente compassiva ativando um sistema de regulação emocional pela compaixão, contribuindo para que o indivíduo possa lidar melhor com a autocrítica exagerada e o sentimento de vergonha e, consequentemente, para seu bem-estar e qualidade de vida.

Para quais transtornos mentais a TFC é indicada?

Já existem pesquisas mostrando a eficácia da TFC para dor crônica, depressão, ansiedade, transtornos alimentares e transtorno da personalidade borderline. Há indícios na literatura de que se trata de uma psicoterapia efetiva para uma diversidade de transtornos, mas ainda não há evidências sólidas. A abordagem ainda está em desenvolvimento, são necessários mais estudos para que ela alcance o padrão ouro como a terapia cognitiva.

Qual a diferença entre a TFC e a terapia de aceitação e compromisso (ACT)?

Em todas as terapias de terceira geração, há algo em comum, como, por exemplo, a presença de mindfulness (atenção plena), mas elas diferem no modelo de entendimento. Na TFC, Paul Gilbert propõe três sistemas de regulação emocional para lidar com o ambiente: um sistema de resposta a perigo e ameaça; um sistema de soothing (suavizante), de calma, aconchego, acolhimento; e um sistema de busca. Segundo o autor, se o indivíduo estiver com o sistema de ameaça hiperativo, haverá alguma desregulação. E como base da regulação emocional, ele propõe justamente fortalecer e desenvolver o sistema de compaixão, de soothing, de acolhimento. Já na ACT, o psicólogo norte-americano Steven Hayes propõe uma aceitação incondicional das coisas de uma forma geral e o compromisso para a mudança.

Como a TFC aborda os pensamentos disfuncionais?

A TFC tem uma base beckiana, então ela eventualmente pode trabalhar com reestruturação cognitiva para pensamentos disfuncionais se for o caso. Mas geralmente o que se trabalha são os processos de regulação emocional, não entrando tanto no conteúdo do pensamento disfuncional, mas sim no funcionamento do sistema como um todo. Se o paciente ativa pensamentos disfuncionais, provavelmente é porque está com algum dos outros sistemas hiperativo, ou o de ameaça, ou o de busca (busca por recursos, sucesso ou carreira, por exemplo). Sendo assim, o que o terapeuta vai tentar fazer é voltar para a ativação do sistema de regulação emocional baseado no aconchego. Boa parte da TFC vai trabalhar com o treino de self compassivo, com uma visão de como o sujeito vai desenvolver um diálogo interno compassivo em que a base é o autoacolhimento, a autocompaixão.

Qual a diferença entre a TFC e a psicologia positiva uma vez que há similaridades entre ambas no que diz respeito à compaixão?

A principal diferença está no modelo teórico. A TFC é uma proposta que combina a terapia cognitivo-comportamental com premissas da psicologia evolucionista. Essa base evolucionista é bastante importante, porque compreende que os sistemas de regulação derivam das nossas estratégias de sobrevivência. Uma é ligada à ameaça, outra à busca de recursos e outra ao self soothing, ao acolhimento. A TFC também integra preceitos do budismo, especialmente a ideia de humanidade comum, de que estamos conectados às outras pessoas, que não vivemos isolados. Também há o conceito de aceitação de que a dor humana é inevitável, faz parte da vida, mas o sofrimento é opcional. Além de beber na fonte da psicologia evolucionista, da TCC e do budismo, a abordagem traz o conceito de tricky brain (cérebro complicado), o qual diz que nosso cérebro não veio pronto para lidar com o mundo atual, mas, sim, foi se desenvolvendo ao longo da evolução. Então a TFC defende a ideia de que o ser humano não tem necessariamente culpa do seu sofrimento, ou do seu cérebro ser como é, ou de sua desregulação emocional, mas tem responsabilidade de tentar construir diferente. Esse não é o mesmo modelo da psicologia positiva, fundada pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman, que estudava pacientes deprimidos e passou a direcionar o estudo das habilidades humanas em vez da psicopatologia. Muito embora a psicologia positiva também propõe exercícios para estimular a gratidão que visam desenvolver o sistema de regulação de afeto pelo aconchego.

É possível utilizar a TFC para o tratamento do transtorno da personalidade narcisista?

Ainda não há estudos e eficácia estabelecida para o transtorno da personalidade narcisista, mas é possível usar a abordagem em qualquer quadro no qual se queira desenvolver comportamentos pró-sociais e compaixão. Sendo assim, o paciente com transtorno da personalidade narcisista, com certeza, pode ser beneficiado com o desenvolvimento do self compassivo, de habilidades compassivas, de comportamentos pró-sociais, de uma mente compassiva na relação consigo mesmo e com os outros. No entanto, pelas características que marcam esse transtorno, tais como personalidade antissocial e rigidez de pensamento, provavelmente será um desafio, como é para outras abordagens psicoterapêuticas. O que não significa que as estratégias da TFC não possam ser aplicadas.

Como funciona o tratamento dos transtornos alimentares com a TFC?

Há vários estudos da TFC com transtornos alimentares justamente porque essas pessoas têm um autocriticismo bastante alto e sentimentos de vergonha ligados à problemática de peso. A intervenção, portanto, se foca no desenvolvimento desse diálogo mais compassivo e em mudar essa forma autocrítica desses pacientes lidarem com a vida. E a partir disso, ir construindo uma outra relação. Inclusive há exercícios para ir mudando a relação com a comida a partir do desenvolvimento do self compassivo.

Como a TFC pode ajudar mulheres em relações abusivas e violentas?

Acredito que possa ajudar bastante, porque se sabe que uma das coisas que vulnerabilizam essas mulheres é elas, muitas vezes, acreditarem que merecem esse tipo de tratamento e não terem força, não entenderem, que têm o direito de sair desse tipo de relação abusiva e violenta. Além, é lógico, do medo. Sendo assim, desenvolver a mente compassiva pode possibilitar a elas construírem uma autoestima baseada na compaixão e fortalecê-las para que lidem melhor e possam até sair dessas relações abusivas.

Qual a importância da relação terapêutica na TFC?

Como nas outras psicoterapias, a relação terapêutica é fundamental também na TFC. E a abordagem pressupõe que o próprio terapeuta se autoaplique o treino em mente compassiva, o qual envolve uma série de exercícios, como mindfulness e meditação. O objetivo é que o profissional adote uma postura compassiva na relação terapêutica e sirva de modelo para que os pacientes possam, aos poucos, também irem internalizado esse self mais compassivo, esse treino em habilidades compassivas, em comportamentos pró-sociais. O paciente narcisista, por exemplo, é aquele que muitas vezes agride ou desqualifica o profissional. No entanto, se o terapeuta trabalha com uma mente compassiva, talvez consiga dar respostas ao indivíduo mostrando como é ser compassivo, como é desenvolver compaixão e autocompaixão, e isso possa contribuir, a partir da formação desse vínculo, para que internalize e comece também a desenvolver habilidades ligadas à mente compassiva.

Qual o principal desafio quando se trata de despertar a compaixão nos pacientes?

Existe descrito na literatura um fenômeno bastante comum que é o medo da compaixão. O paciente é tão autocrítico que entende que desenvolver um self compassivo é uma ameaça que vai deixá-lo vulnerável, vai impossibilitá-lo de andar para frente, de ser forte o suficiente. Portanto, um dos desafios que podem ocorrer quando o terapeuta começa o treino em mente compassiva é o paciente ativar esse medo da compaixão acreditando que isso será pior para a vida dele. Nesses casos, o profissional precisa acessar as barreiras, esse medo da compaixão, para poder ir trabalhando a flexibilização para que o indivíduo possa se permitir começar a desenvolver o self compassivo.