É importante que seu filho seja estimulado a fazer atividades além do uso das telas, pois muitos deles também vêem isso como a oportunidade de ficar no sofá jogando por horas.

Mudar completamente a rotina da criança pode possibilitar prejuízos para seu retorno à escola.

Ou seja, mesmo no período de férias, é importante dormir em horários regulares, manter os horários para dormir e acordar.

Ciclo social

As atividades físicas e mentais estimulam de forma inconsciente o bem-estar do corpo e da mente, evitando assim, o uso excessivo na frente das telas.

As férias de fim de ano são as mais esperadas, pois são as mais longas e cheias de comemorações.

Assim sendo, é importante estimular o convívio social com outras crianças que também estejam de férias.

Nem sempre os pais estão também de férias, então é fundamental aproveitarem o máximo de tempo que tiverem para estar com as crianças.

É importante aproveitar as férias de maneira mais saudável possível e propiciar momentos que gerem lindas memórias.

Desenvolvimento cognitivo

O grande momento chegou, os pequeninos ficam cheios de expectativas, a cabecinha não para, vou brincar, jogar, dormir até tarde, passear. A liberdade é o que sonham.

É importante que os pais também vejam com bons olhos as tão merecida e sonhada férias, eles também estão cansados, estressados e precisam de um alivio em suas rotinas.

Porém, de forma equilibra e saudável. O período de férias é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, tanto para seu desenvolvimento cognitivo como social.

É preciso descanso para manterem seu rendimento, sua energia, sua disposição, assim sendo essa pausa é fundamental.

Esse descanso é de extrema importância para o desenvolvimento escolar, recuperando assim a energia das criança para a volta as aulas.

Elas podem descansar, ter mais contato com a família para que todos possam construir memórias afetivas saudáveis.

Realidade de cada família

As férias também propiciam aprendizado, lazer, família, amigos, momentos prazerosos, gerando assim, maiores habilidades para seu retorno as aulas.

É fundamental que tanto os pais como os filhos possam descansar, pois mesmo que gostem de estudar não deixa de ser uma obrigação.

As lembranças são criadas, os momentos prazerosos são lembrados, as férias é uma oportunidade de propiciar essas lembranças aos seus filhos.

A importância de saber como lidar com a mudanças das férias escolares, entender que não se tem o controle é um dos primeiros passos, não é possível dar conta de tudo ao mesmo.

Ter rotina é importante, porém aprender a flexibiliza-la também, priorizar as responsabilidades, qual é a tarefa mais importante levando sempre em conta a necessidades tanto dos adultos como das crianças.  

A casa possui uma rotina bem diferente quando as crianças estão em aula, com as férias escolares é importante ajustar essa rotina de acordo com a necessidade de cada família.

Adaptar à nova rotina

Entender o que é possível propiciar nessas férias sem que afete as obrigações da família, mas sem que a criança fique sem seus momentos tão esperados de férias.

Para cada família é um formato, entender o que funciona melhor para cada uma e adaptar à nova rotina para todos os membros.

Ver as férias como um momento importante para o filho, necessário para ele desenvolver outras habilidades e recarregar também suas energias.

Aproveite o máximo que puder as férias com seu filho.