Um dos objetivos do livro ‘A pedagogia e a psicomotricidade: um diálogo possível e necessário’ é despertar no pedagogo o gosto por absorver conhecimentos de outras ciências, mostrando o quanto isso torna plural sua práxis como docente, principalmente de uma faixa etária tão promissora como é a infância. À medida que se explicita a dependência do desenvolvimento cognitivo e motor da criança em relação aos processos educativos, exige-se coerência na análise das relações entre as atividades propostas pela escola e as demandas do desenvolvimento infantil.

Dessa forma, o pedagogo encarará a aquisição de novos saberes e habilidades como algo que só ocorrerá, satisfatoriamente, com uma intervenção adequada, com experiências distintas em todas as dimensões do desenvolvimento, sendo elas motora, sensorial, afetiva e cognitiva. Nesse contexto, faz-se desejável, possível e até necessário que os pedagogos tenham uma formação inicial mais consistente e acompanhadas de permanente atualizações com o apoio de outras ciências.

Sobre a autora

Marise Miranda Gomes é formada em orientação educacional pela UFRJ, pós-graduada em supervisão escolar pela UERJ, em administração escolar pela UGF, em psicopedagogia clínica e institucional de base psicanalítica pela UNESA, em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente cursa psicanálise clínica no IBPC. É orientadora educacional do Centro de Educação e Cultura, na Clínica Psicopedagógica/Psicomotricidade.

Ficha técnica

Título: A pedagogia e a psicomotricidade: um diálogo possível e necessário

Autora: Marise Miranda Gomes

Editora: Wak

Páginas: 120