Sigmund Freud foi o primeiro a introduzir o termo psicodinâmico para explicar a constituição psíquica humana. Observou que os sintomas de seus pacientes, principalmente as histéricas, não era de cunho biológico, eram de origem inconscientes e se opunham à consciência. Este processo indicava que o psiquismo é um campo simbólico, que possui três movimentos, sendo o econômico (descarga psíquica), tópico (lugares psíquicos – Id, Ego,Superego) e dinâmico ( pulsões que movimenta o aparelho psíquico).

Campo psíquico

O psiquismo constituirá uma estrutura de funcionamento emocional que a partir deste, ficou comprovado a existência de um campo psíquico, que é diferente do mental e do biológico.  Partindo dessa premissa, Freud cria a Psicanálise que tem um método, teoria específica do inconsciente e, uma técnica para se chegar aos conteúdos, e trazê-los à consciência para o sujeito entender, refletir e resolver os seus conflitos.

A psicoterapia psicodinâmica é uma abordagem clínica fundamentada pela teoria psicanalítica, mas se utiliza de outras teorias psicológicas no escopo clínico, como por exemplo teorias psicossociais do desenvolvimento humano de Erik Erikon, psicologia analítica de Carl Gustav Jung, psicologia do Ego de Anna Freud, Alfred Adler e as teorias dos objetos, entre outras.

As teorias utilizadas são oriundas da teoria freudiana, consideram a existência do inconsciente, mas, são acrescidas outras teorias psicológicas relacionadas a consciência e ao comportamento.

Escuta analítica

O processo psicodinâmico, tecnicamente utiliza-se de uma escuta analítica, ou seja, a fala do paciente sobre os sintomas, para fazer uma análise ampliando a consciência do sujeito sobre si e dos conflitos, bem como pode utilizar algumas técnicas comportamentais e cognitivas. O diagnóstico pode ser feito por meio entrevistas semiestruturadas, testes psicológicos, e algumas dinâmicas.  Não se baseia em aconselhamentos, orientações, ou em algum valor de juízo do terapeuta, que é um psicólogo(a). O trabalho tem o enfoque nas emoções e nos comportamentos do sujeito.

Técnicas breves

Hoje na pós-modernidade em que tudo pede urgência, as pessoas querem um processo que seja mais rápido e atue no sintoma específico que os aflige, procuram uma psicoterapia breve, isso explica a relevância do processo psicodinâmico no pensamento psicológico moderno. Acredita-se que pelo fato de o processo utilizar algumas técnicas breves, possuir instrumentos de diagnóstico sua eficácia seja imediata, o que é uma ilusão. Pois o inconsciente, que é a base que fundamenta este processo, não é fácil de aparecer para ser trabalhado, pois possuem defesas que impedem os conteúdos atingirem a consciência para serem resolvidos, o que geram críticas contrárias.

Para os psicanalistas, que atuam com as regras fundamentais da psicanálise consideram que existe um determinismo psíquico que é inconsciente, portanto, a linguagem do consciente não pode ressignificar as representações recalcadas que estão no inconsciente e são os geradores dos sintomas que assola o sujeito.  Os conteúdos inconscientes só podem serem alcançados pela linguagem anímicas, ou seja, pelas fantasias, e as técnicas comportamentais ou cognitivas não conseguem ressignificar o inconsciente. Este é um dos pontos fundamentais de divergências entre os processos, é o que faz a diferença entre a psicanálise e qualquer processo psicológico.

Exigência profissional

Um outro ponto significativo que é importante ressaltar, é que a psicoterapia psicodinâmica só pode ser exercida por psicólogos, este que tem uma formação acadêmica para exercer a profissão.

A Psicanálise é um ofício, portanto uma profissão livre, a formação de um psicanalista se dá em instituições formadoras, que seguem regras fundamentais como teoria específica do inconsciente, análise pessoal e supervisão.  A psicanálise segue estritamente as regras propostas por Freud, e a psicoterapia psicodinâmica utiliza técnicas da psicologia. Consideram a teoria, mas não a técnica proposta pela Psicanálise.

Peculiaridades dos processo

Qual é a relevância de um processo e do outro?  Cada um tem suas peculiaridades, ambos processos visam o bem-estar e resolução de conflitos, o importante é o sujeito que sofre procure ajuda de um profissional que possa ajudá-lo em suas questões emocionais. O processo mais importante é aquele que é baseado na ética e no compromisso com o sujeito que está sofrendo. É importante que as pessoas saibam que existe processos terapêuticos que ajudam aliviar o sofrimento.

A melhor técnica é aquela que é bem manejada e fundamentada por teorias consistentes e éticas.

E MAIS…

Abordagens clínicas eficientes

De acordo com alguns autores, citando Drew Weston, a terapia psicodinâmica tem algumas características que a fundamenta como: grande parte da vida mental é inconsciente; as pessoas podem ter pensamentos, sentimentos, motivações que desconhecem; a personalidade se forma na primeira infância e nas relações sociais; as interações sociais são afetadas por outras pessoas.  É neste campo que as emoções e os sintomas se formam e acomete o sofrimento.

A psicoterapia ajuda as pessoas enfrentarem e compreenderem as dificuldades, emoções, e consequentemente as atitudes e comportamentos que afetam sua saúde psíquica e física. As dificuldades são de diversos campos, como problemas familiares, conjugais, sexuais, trabalho, sociais, financeiros; que geram medos, pânico, ansiedades, depressões, negacionismo e muitas doenças psicossomáticas. A psicoterapia é um processo que tem como objetivo a expressão e a elaboração de sintomas e resolução de conflitos internos através de métodos, técnicas e teorias.