A perícia, especialmente a psicológica, é um assunto com material didático que vem se desenvolvendo amplamente, mas ainda com muita coisa a se fazer, em decorrência das transformações sociais do conceito de família, das relações de parentesco e filiais, da multiparentalidade, das famílias homoafetivas, e da necessidade de assegurarmos a aplicabilidade da Guarda Compartilhada e da Mediação para deter o avanço da nefasta Alienação Parental, que tem como principal cúmplice as falsas acusações de abuso sexual.

A psicóloga clínica e jurídica Denise Maria Perissini da Silva é autora de duas grandes obras dessa área.

As obras

O volume 1, “Psicologia Jurídica e os aspectos processuais da perícia em Varas de Família” aborda as questões técnicas, éticas e processuais da atuação do psicólogo perito e assistente técnico jurídico nas ações de Família.

O volume 2, “Psicologia Jurídica e os litígios em Varas de Família” aborda os principais temas discutidos nas ações de Família: Guarda Compartilhada, Alienação Parental, Mediação familiar, Abuso sexual infantil (verdadeiro/falso), Abandono afetivo.

A inovação destas obras fica por conta da análise das adaptações da atuação do psicólogo jurídico no contexto da pandemia da COVID-19 e avaliação psicológica online. Portanto, plenamente sintonizada com as transformações sociais atuais.

FICHA TÉCNICA

Livro – Psicologia Jurídica e os Aspectos Processuais da Perícia em Varas de Família – Volume 1

Editora – Juruá

Autora – Denise Maria Perissini da Silva

Número de páginas – 162

FICHA TÉCNICA

Livro – Psicologia Jurídica e os Aspectos Processuais da Perícia em Varas de Família – Volume 2

Editora – Juruá

Autora – Denise Maria Perissini da Silva

Número de páginas – 202