O Direito Sistêmico, um novo campo que se abre na junção da Psicologia e do Direito, aborda a visão sistêmica e traz mudanças profundas na atuação profissional.

A necessidade de uma cultura de paz, a necessidade de mais celeridade processual de cumprir a legislação, pois quando o próprio Código de Processo Civil traz em seu bojo a obrigação legal de mediações e transações, introduzindo mais acordos ao nosso sistema jurídico, tão assoberbado, faz tornar o Direito Sistêmico e as Constelações Familiares, formas alternativas de solução amigável de conflitos e ser uma tendência para advocacia dos dias atuais.

Cultura de paz

O Direito Sistêmico já existe e já é uma nova realidade para a advocacia. As técnicas empregadas pelo advogado que atuará com o Direito Sistêmico, têm o objetivo principal de aprofundar a compreensão dos conflitos e a abordagem do cliente, agindo com ética e urbanidade, mas se colocando no papel de um instrumentalizador de entendimento das partes e não o profissional que vai resolver todos os problemas. O que geralmente acontece. Afinal, o advogado se coloca como o detentor do poder de resolver o caso.

Uma revolução nos tribunais 

Essa abordagem vem para revolucionar a tratativa dos conflitos nos tribunais e abarcar as melhores soluções para cada caso, levando em conta panoramas emocionais, de comportamento e de compreensão geral dos fatos. Afinal, como dizia Hellinger, “…a solução está dentro do próprio problema é o problema que nos força a encontrar uma solução. E quando não estamos abertos a procurar pessoas, e novas soluções, vamos continuar a transferir os problemas para as outras relações, todo conflito é um presente…” (BERT HELLINGER).

E MAIS…

Uma nova porta se abre para a atuação profissional

O Trabalho do psicólogo, pode ser muito importante junto ao Advogado Sistêmico e as partes envolvidas em processos judiciais, nas mediações e conciliações.

O Direito Sistêmico pode ser uma nova porta à atuação profissional, abrindo a possibilidade para uma visão mais ampla e humanizada ao parecer ou ao laudo do caso.

Muitos conflitos jurídicos sugerem a elaboração de Constelações Familiares e a visão sistêmica pode atuar na área de mediação e resolução.

A especialização em Direito Sistêmico pode trazer uma nova realidade e mudança de paradigma para esses profissionais.