Em atendimento como advogada a algumas vítimas de violência de gênero, em casos de relacionamentos abusivos e em divórcios litigiosos com Cautelares de Separação de corpos(liminares) e processos criminais com medidas protetivas, percebi a necessidade de uma rede de apoio psicológico e com outras terapias alternativas aos envolvidos.

A aplicação das Constelações familiares como método alternativo de solução de conflitos, e em apoio as vítimas, pode ser algo eficaz e inovador.

Repetição de padrão

Muitas vezes a mulher em relacionamento abusivo ou vítima de violência doméstica, tanto física, quanto moral, patrimonial e/ ou sexual, tem em seu sistema familiar casos de abuso e de violência. Muitas vezes essas vítimas são filhas, netas e bisnetas de abusadores e de mulheres abusadas.

A ressonância, que são as repetições de padrão de certas atitudes de alguns membros da família e com os outros casos dentro do seio familiar, por algo que chamamos de lealdade sistêmica, aos antepassados, repetem o mesmo padrão de violência e abuso.

Tratar desse sistema de forma profunda, atingindo todos esses membros do sistema familiar, e principalmente as questões do feminino e das mulheres dessas famílias, utilizando essa técnica.

Trocando em miúdos, podemos pensar também que essas mulheres, vivenciaram relacionamentos abusivos de suas mães e avós e que algumas vezes são filhas de casais em que havia violência muito presente. Muitas vezes presenciam cenas de espancamento, de violência sexual, e isso era um padrão comum nas gerações anteriores as nossa, sem falar em violência psicológica e machismo estrutural.

Difícil para uma mulher em ciclo de violência e que sempre vivenciou essa realidade perceber e conseguir sair dessa situação.

Constelações para vítima e agressor

As Constelações Familiares podem ajudar essas vítimas em um fortalecimento e entendimento da situação que vivem. Frases sistêmicas e exercícios sistêmicos, oferecem acolhimento da vítima e trabalham de forma muito profunda todo esse problema.

Não podemos deixar de mencionar o trabalho com as Constelações nos agressores também. Normalmente quem agride, abusa, também foi agredido e abusado, além de podermos falar de serem “produto” também de uma educação misógina e das estruturas machistas e patriarcais de nossa sociedade, que viam “a mulher como propriedade do homem”. Questão presente e recorrente em muitos sistemas de homens abusivos e agressores.

Um olhar com empatia

As Constelações Familiares podem servir como meios muito eficazes para esse trabalho com os agressores e suas vítimas.

Um olhar com empatia para vítimas e agressores, não julgamento, perdão, reeducação podem ser um caminho para a diminuição de casos de violência doméstica e abusos.  

 E MAIS…

A última atualização da Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha em sua última atualização em 2020 fala sobre a reeducação do agressor, o escopo dessa alteração é cuidar do agressor e proteger as futuras vítimas. Além das famílias e a nossa sociedade.

Como o nosso sistema jurídico é de cunho punitivo, trabalhar com métodos alternativos e com terapias para reinserir o agressor é algo muito inovador.