Meu parceiro vive me dizendo que estou projetando expectativas nele, como justificativa para os compromissos que ele não cumpre. Como diferenciar uma projeção de um comportamento realmente nocivo e tóxico num relacionamento?

Caracterizado por atribuirmos ao outro o que diz de fato respeito a nós, a projeção é um mecanismo de defesa contra algum sofrimento pessoal e é comum em todos os seres humanos. Assim, no caso de um casal, é normal que possa haver troca de projeções entre os pares. 

Entretanto, o comportamento nocivo e tóxico se faz presente quando o uso da projeção acontece em grau elevado. Por exemplo, a pessoa, se mostrando incapaz de reflexão pessoal, projeta no outro a razão de suas frustrações e angústias. Ou seja, quando se apresentando inflexível ao diálogo, uma das partes, ou mesmo ambas, não se reconhece como parte integrante da relação, atribuindo toda responsabilidade do que sente e acontece ao outro. Entre outros comportamentos que caracterizam uma relação tóxica.

Avalie o seu caso e veja se esse comportamento se encaixa e se mistura a outros que configurem um relacionamento nocivo ou se a relação chegou no ponto de encontrar na comunicação um extremo desafio.

A busca terapêutica pode ajudar no processo de descoberta e tratamento.